O diagrama de Ishikawa é
uma ferramenta de gestão onde as causas são levantadas para se chegar a raiz de
um problema específico, através da análise de todos os fatores que puderam
contribuir para sua geração. Através de uma representação gráfica ajudar na organização
do raciocínio e discussões de ideias no processo de resolução de problemas ou
de identificação de causas para determinados resultados. Apesar de sua proposta
de aplicação inicial ter sido feita para a área de produção, ele pode ser
utilizado em qualquer área de gestão.
Proposto originalmente
na década de 60 por Kaoru Ishikawa o diagrama leva em conta que toda causa vai
produzir um efeito, essas causas representam hipóteses que precisam ser
analisadas e testadas uma a uma, a fim de comprovar sua veracidade e determinar
o grau de influência ou impacto sobre a situação em análise.
O diagrama de Ishikawa
representa a relação existente entre determinado resultado de um processo
(efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para esse
resultado. Sua relação com a imagem
de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas
espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta
de seu efeito.
O Diagrama de Ishikawa
também é conhecido por alguns outros nomes: Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha de Peixe e Diagrama da Metodologia 6M. Todas essas variações
dos nomes são facilmente entendidas ao se olhar para a imagem abaixo:
Em sua estrutura, as
causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos
diferentes (o que confere a esse diagrama o nome alternativo de “6M”):
- Método: toda
a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho (ex:
empregado de tecnologia de precisão);
- Matéria-prima: toda
causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho (ex:
material abaixo do especificado);
- Mão-de-obra: toda
causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: tentativa de ganhar
tempo, imprudência e etc.);
- Máquinas: toda
causa envolvendo á máquina que estava sendo operada (ex: equipamento
apresentou falha hidráulica);
- Medida: toda
causa que envolve mecanismos de medição e aferição no processo (ex: falha
na parametrização da calibragem);
- Meio
ambiente: toda causa que envolve o
meio ambiente global (ex: clima, Intempéries e etc).
Passo-a-passo
para construir o diagrama:
- Definir o problema (efeito) a ser analisado;
- Desenhar uma seta horizontal apontando para
a direita e escreva o problema no interior de um retângulo
localizado na ponta da seta;
- Realizar um brainstorming para
levantar as possíveis causas que possam estar gerando o problema
perguntando? Por que isto está acontecendo?;
- Dividir as causas identificadas em categorias
máquina, Método, Matéria-prima, Mão-de-obra, Máquinas, Medida e Meio
ambiente (6M) conforme o problema analisado;
- Logo após, deverão ser definidas as sub-causas, ou
seja, as causas das causas;
- Registre outras informações como: título, data,
responsáveis e etc.
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Acesse o link e baixe o arquivo em planilha
eletrotônica do Excel prontinho para ser utilizado ou customizado, pois não
atribuo senhas a meus arquivos, pois acredito que tudo pode ser melhorado ou
adaptado para atender as peculiaridades do negócio.
Grato Sr. Fábio Arruda por compartilhar tal conhecimento e ferramentas do sistema de gestão.... Deus o abençoe sempre..!
ResponderExcluirOtima ferramenta....
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