Três Dimensões...
O mercado de trabalho, as organizações e o mundo de uma forma geral vivem em constantes e radicais mudanças e isso exige, a cada dia mais, que os líderes tenham capacidade de adaptação a diversos ambientes e situações. O nível de exigência por parte dos clientes, fornecedores, sociedade e demais stakeholders é a cada dia maior e mais intenso. O papel da liderança consiste em influenciar pessoa afim de que os mesmo alcancem suas metas propostas.
O mercado de trabalho, as organizações e o mundo de uma forma geral vivem em constantes e radicais mudanças e isso exige, a cada dia mais, que os líderes tenham capacidade de adaptação a diversos ambientes e situações. O nível de exigência por parte dos clientes, fornecedores, sociedade e demais stakeholders é a cada dia maior e mais intenso. O papel da liderança consiste em influenciar pessoa afim de que os mesmo alcancem suas metas propostas.
A liderança pode ser definida como a capacidade de
influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem dessa
influência pode ser formal, como a conferida por um alto cargo na organização
ou informal. A
gestão contemporânea de pessoas inseridas em um contexto de mudanças requer
características e habilidades específicas de liderança, pois o líder é o elo
central que articula os processos.
Muitos estudiosos, teóricos e pesquisadores buscaram definir e detalhar o conteúdo dos cargos gerenciais ao
longo da história, mas na contra-mão destes, Rosemary Stewart não procurou interpretar o conteúdo dos cargos gerenciais, mas sim, verificar como pode
ser estudado os cargos gerências, ela não diz qual o trabalho dos gerentes, mas
como se pode traduzi-lo.
Rosemary Stewart desenvolveu um esquema para ajudar a compreender
a natureza genérica dos cargos gerenciais e as diferenças entre eles, e que
pode ser usado para analisar um cargo em particular e a forma como um indivíduo
o desempenha. Em seu esquema, os cargos gerenciais têm três dimensões:
Detalhamento das três dimensões:
1) Exigências: são as tarefas
que o ocupante de qualquer cargo gerencial deve necessariamente desempenhar,
porque fazem parte intrínseca de sua natureza ou constam de sua descrição. Exemplos: atingir certos padrões
de desempenho, manter certos contatos, participar de certos tipos de reuniões,
ou cumprir determinadas obrigações burocráticas ou legais.
2) Restrições: são os fatores
internos ou externos à organização, que limitam o que o ocupante do cargo pode
fazer. Podem originar da legislação, da limitação de recursos, das instalações,
do ritmo de trabalho de outras unidades, entre outros. Exemplos: pagamento de impostos,
jornada de trabalho, falta de mão-de-obra qualificada em uma determinada
região, período chuvoso e etc.
3) Escolhas: são as atividades
que o ocupante do cargo pode realizar, mas não é obrigado a realizar. As
escolhas relacionam-se tanto ao tipo de trabalho quanto à forma de
desempenhá-lo. Escolhas, em resumo, são as decisões que o gerente toma. Exemplos: tarefas que o gerente
pode delegar a subordinados, as habilidades que ele prefere aprimorar, forma ou
meio selecionado para se obter resultados e etc.
A
contribuição mais importante para a compreensão do papel dos gerentes no
esquema desenvolvido pela professora Stewart é a noção de que os cargos diferem
entre si pela sua natureza intrínseca e pelo fato de que, ao desempenhá-los, os
ocupantes escolhem o que fazer e a maneira de fazer, isso que define o estilo gerencial.
Quem
foi Rosemary Stewart?

Em 1956, a Dra. Stewart tornou-se pesquisadora no Acton
Society Trust - uma pequena organização independente especializada em problemas
de grandes organizações e responsabilidade em indústrias recentemente
nacionalizadas - onde ela mais tarde assumiu o cargo de diretora. Uma década
mais tarde, ela se tornou uma das primeiras pessoas (no comportamento
organizacional) no Centro de Oxford para Estudos de Gestão, e desempenhou um
papel importante no desenvolvimento da disciplina dentro da universidade. Ela
passou a ser tutora (1977-78) e, em seguida, decana (1983-85) e fundou o Oxford
Health Care Management Institute em 1996 e obeteu o titulo de PhD na Suécia.
Rosemary Stewart foi uma pesquisadora comprometida até o fim
de sua vida (faleceu em 15 junho de 2015), estudou principalmente o trabalho
gerencial e o comportamento na area de serviço, indutria, comercio e saúde. Os
frutos de suas pesquisas foram retratados em 17 livros, sendo os amis aclamados:
A Realidade das Organizações: Um Guia
para Gerentes (1972), Choices for the Manager: Guia de Trabalho Gerencial e
Comportamento (1982) e, mais famosa, The Reality of Management (terceira
edição, 1997).
Referências:
REISZ, M. Rosemary Stewart, 1924-2015. Noruega: Times Higher
Education, 2015. FERNANDES, A. Administração inteligente: novos caminhos
para as organizações do século XXI. São Paulo: Futura, 2001.
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