sábado, 28 de março de 2015

Plano Ação 5W2H Adaptado: Aprenda a usar e baixe grátis

A ferramenta 5W2H foi criada por profissionais da indústria automobilística do Japão como uma ferramenta auxiliar na utilização do PDCA, principalmente na fase de planejamento. O 5W2H consiste num plano de ação para atividades pré-estabelecidas que precisem ser desenvolvidas com a maior clareza possível, além de funcionar como um mapeamento dessas atividades.
O plano de ação é uma ferramenta gerencial extremamente útil para as empresas, uma vez que define exatamente “o que”, “como”, “onde”, “quem”, “quando” e “quanto custa” para implementar um determinado processo, ação ou adotar um novo produto. O 5W2H é basicamente um formulário para execução e controle de tarefas onde são atribuídas as responsabilidades e determinando como o trabalho deverá ser realizado, assim como as áreas envolvidas, motivo e prazo para conclusão com os custos envolvidos.

A base da metodologia está centrada na resposta a sete perguntas essenciais. Os “Ws” e os “Hs” são derivados das iniciais de palavras interrogativas em inglês (what, why, who, where, when, how e how much). Ao usar a planilha que está na ferramenta, será preciso pensar nos 5W2H, que significa:

1. O que (What) deve ser feito?
2. Por que (Why) deve ser implementado?
3. Quem (Who) é o responsável pela ação?
4. Onde (Where) deve ser executado?
5. Quando (When) deve ser implementado?
1. Como (How) deve ser conduzido?
2. Quanto (How much) vai custar a implementação?

Fizemos uma adaptação na metodologia 5W2H para incluir elementos que agreguem mais valor nas analises e na evidenciação do cumprimento do plano de ação, veja abaixo os itens incluídos pela Arruda Consulte e seus significados:

1. Qual o status? Situação atuação da ação: Realizada, No Prazo ou Pendente.
2. Qual evidencia de conclusão? Fatos que comprovem que a ação foi realizada, serve para comprovar e facilitar em casos de auditoria.

Abaixo é demostrado um exemplo da aplicação do plano de ação 5W2H adaptado.




Baixe aqui o plano de ação 5W2H Adaptado grátis
Acesse o link e baixe o arquivo prontinho para ser utilizado ou customizado, pois não atribuo senhas a meus arquivos, pois acredito que tudo pode ser melhorado ou adaptado para atender as peculiaridades do negocio.


Para baixar o arquivo




4 comentários:

  1. Adorei ter conhecido esse site, me ajudou muito. Obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o site, porém não consigo baixar os arquivos.

    ResponderExcluir
  3. o link esta quebrado
    tem como mandar no meu email grafica@fattorprint.com.br

    ResponderExcluir
  4. nao consigo baixar nada

    ResponderExcluir