domingo, 15 de fevereiro de 2015

Princípios de Eficiência Organizacional | 100 anos atrás

Os Princípios da Eficiência Organizacional são uma teoria administrativa desenvolvida no livro “The Twelve Principles of Efficiency” em 1912, escrito pelo engenheiro americano Harrington Emerson (1853 – 1931). Esse livro virou um verdadeiro clássico e até hoje é estudado nas teorias da Administração.

Emerson foi um dos auxiliares de Frederick Taylor e responsável pela popularização da Teoria da Administração Científica. Seus principais trabalhos foram a simplificação dos métodos de estudo desenvolvidos por Taylor e o desenvolvimento dos primeiros trabalhos sobre seleção e recrutamento de trabalhadores. Contribuiu no tema da eficiência dos sistemas de engenharia industrial criando os 12 princípios de eficiência organizacional. Emerson foi um homem visionário, pois em 1911 já vislumbrou aspectos da Administração por Objetivos proposta bem mais tarde na década de 1960 por Peter Drucker.

Princípios de eficiência organizacional de Emerson
1. Traçar um plano bem definido, de acordo com os objetivos;
2. Estabelecer o predomínio do bom senso;
3. Oferecer orientação e supervisão competentes;
4. Manter disciplina;
5. Impor honestidade nos acordos, ou seja, justiça social no trabalho;
6. Manter registros precisos, imediatos e adequados;
7. Oferecer remuneração proporcional ao trabalho;
8. Fixar normas padronizadas para as condições de trabalho;
9. Fixar normas padronizadas para o trabalho em si;
10. Fixar normas padronizadas para as operações;
11. Estabelecer instruções precisas;
12. Oferecer incentivos ao maior rendimento e à eficiência.

Conceitos de eficiência 
- A relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados;
- A capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-lo;
- Atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, materiais e pessoas;
- Consiste em alcançar a eficácia (atingir o resultado planejado) com o menor recurso possível.

Avaliando os conceitos acima e os 12  Princípios de Eficiência Organizacional proposto por Emerson há mais de 100 anos, faço a seguinte indagação: Será que este princípios ainda fazem sentido nos dias de hoje para obter eficiência na administração contemporânea?


Fonte: Harrington Emerson, The Twelve Principles of Efficiency, Nova York, The Engineering Magazine Co.,1912.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Boa tarde, Fabio.

    Ótimo post!

    Eu acredito que esses princípios, continuam sim sendo adequados para o nossos dias.

    Pois, se faltar qualquer um deles dentro de uma empresa, alguma coisa não irá funcionar direito.

    Passará 200, 300 anos e esses princípios permanecerá atuais.

    Sucesso.

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  3. Boa tarde, Fabio.

    Ótimo post!

    Eu acredito que esses princípios, continuam sim sendo adequados para o nossos dias.

    Pois, se faltar qualquer um deles dentro de uma empresa, alguma coisa não irá funcionar direito.

    Passará 200, 300 anos e esses princípios permanecerão atuais.

    Sucesso.

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  4. http://administracaoempresas.blogspot.com.br/2015/08/principios-da-eficiencia-organizacional.html

    Página igualzinha a sua!

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  5. http://administracaoempresas.blogspot.com.br/2015/08/principios-da-eficiencia-organizacional.html

    Página igualzinha a sua!

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