terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Matriz de Priorização CEB: Aprenda usar e baixe modelo grátis

O nosso tema de hoje é mais uma ferramenta de gestão, vamos falar desta vez sobre a Matriz de Priorização que é uma ferramenta para tomada de decisão, já que estabelece a priorização de fatores chaves, problemas a serem resolvidos e processos a serem implementados nas organizações. 

Saber priorizar é muito importante, pois como diz o ditado popular “Quem faz tudo, não faz nada”. Nas empresas não é diferente, vivemos com limitação de recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos, por isso deve ser implementado um método eficiente de priorização para que os processos mais urgentes e com maiores benefícios não sejam deixados de lado enquanto os menos urgentes e menos relevantes são resolvidos.

A matriz de priorização mais conhecida é a Matriz GUT, considerada uma ferramenta de gestão para identificar, observar, analisar e buscar soluções para os problemas e desafios em uma organização. Esta matriz estabelece a priorização baseada nos fatores de Gravidade, Urgência e Tendência e consiste em uma tabela de pontuação, onde pode-se visualizar facilmente quais itens tem maior prioridade em relação aos demais.

Aqui vamos apresentar uma nova matriz de priorização que que elaboramos levando em consideração o mesmo racional da matriz GUT, porém com critérios de priorização revisados em função da atual conjuntura do mercado econômico, onde é cada vez mais necessário fazer a correlação direta entre custo/beneficio de qualquer projeto antes de sua implementação. A matriz de priorização CEB utiliza os seguintes critérios de priorização:

Matriz de Priorização CEB: conceito
C - Custo à Quanto vai custar para implementar (vamos ter que desembolsar). Quanto menor melhor.
E - Esforço à Nível de esforço necessário para implementar (vamos ter que dedicar). Quanto menor melhor.
B - Benefícios à Quanto vamos receber ao implementar (vamos ter retorno). Quanto maior melhor. 

A grande vantagem de utilizar a Matriz CEB é que ela auxilia o gestor a avaliar de forma quantitativa os problemas da empresa, tornando possível priorizar as ações corretivas e preventivas para o solucionar totalmente ou parcialmente o problema. As aplicações e utilização da matriz CEB são fáceis, e serão explicadas detalhadamente a seguir.

Matriz de Priorização CEB: passo-a-passo
1. Liste os problemas, atividades, processos, ideias, soluções ou projetos com dificuldade em seqüenciar;
2. Classifique toda a lista conforme critérios de priorização (1, 3, 5, 7 e 9) em cada um dos fatores CEB;
3. A coluna “Peso (CxExB)” traz resultados automáticos com base na multiplicação das notas de cada um dos fatores CEB;
4. A coluna “% de Criticidade” também é automática e calcula os valores obtidos para cada problema estabelecendo a maior relevância entre a lista;
5. Por fim, visualize os itens de maior relevância e trace um plano de ação para monitoramento e implementação dos priorizados.

A matriz de priorização CEB pode ser utilizada para inúmeras finalidades, contando sempre com as vantagens de possuir uma aplicação fácil. Ela com certeza irá auxiliar a priorizar as ações a serem executadas com base no custo/beneficio para acabar com diversos problemas em qualquer empresa. Conheça abaixo a relação de processos que podem ser aplicados a matriz CEB para priorização.

Matriz de Priorização CEB: aplicação
- Lista de ideias a serem implementas após sessão de brainstorming;
- Conjunto de projetos a serem implementados na empresa;
- Demandas de clientes sobre produtos;
- Ações para correção de auditorias internas ou externas;
- Processos a serem implementados na empresa;
- Lista de investimentos a serem realizados;
- Conjunto de problemas presentes na organização;
- Lista de atividades a serem feitas por determinada equipe;
- Qualquer outro processo que exija avaliação de custo/beneficio para eleição de itens a serem implementados.

Baixe aqui um modelos de formulário para registro 
Estamos disponibilizando para baixar gratuitamente um arquivo em planilha de excel com a Matriz de Priorização CEB desbloqueada, prontinha para usar ou customizar.




Para baixar o arquivo
clique aqui!


5 comentários:

  1. Ainda não baixei mas já quero agradecer pelo empenho em trazer algo tão valioso para ser compartilhado. Parabéns pela página e muito sucesso a você Fabio.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por compartilhar ferramentas tão importantes e que nos auxilia nas tomadas de decisões e nos novos projetos.

    ResponderExcluir
  3. Igualmente agradeço o empenho em desenvolver e a generosidade em compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Alguém pode enviar esta planilha CEB por email, por favor. Achei muito boa e gostaria de usar.

    Atenciosamente,

    vazlucinei@gmail.com

    ResponderExcluir