sábado, 23 de junho de 2012

Entrevista de Emprego: Seja Estratégico!


Estamos em um mercado de trabalho extremamente competitivo, instável e globalizado onde para se obter êxito não basta ter conhecimento técnico ou ter uma boa formação universitária, também é requerido competência (CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude) em grande escala.

Na entrevista de empregado o desempenho comportamental e a postura do candidato são fatores que influenciam na decisão dos selecionadores. O candidato precisa estar preparado para expor as suas qualificações de forma competitiva e efetiva. Para tal, é importante seguir certos padrões comportamentais que irão colaborar na conquista desta nova oportunidade.

Abaixo vamos responder 8 perguntas que são partilhadas pela maioria dos candidatos no processo seletivo.



1) Como devo agir?
Tente ser bastante natural e participativo. Procure não dar respostas monossilábicas, como "sim", "não" e "já". Demonstre interesse e motivação em conseguir a vaga.




2) Como driblar a insegurança?
Procure se preparar, consultando informações sobre a empresa na internet, jornais ou com amigos. Conhecimentos a respeito da vaga e do local de trabalho pretendidos vão proporcionar maior segurança.


3) O que fazer com o nervosismo?
Evite atitudes que demonstrem tensão, como roer as unhas, passar a mão constantemente no cabelo ou morder os lábios. Lembre-se de que a entrevista é a fase em que o selecionador analisa seu comportamento.



4) Como devo tratar o entrevistador?
Procure encontrar um meio-termo. Não tente ficar íntimo, dando "tapinhas" nas costas da pessoa, mas também não se mostre tímido demais, a ponto de cumprimentá-la sem olhar no rosto. Seja educado.


5) Como "vender" minhas qualidades?
Fale com clareza e dê respostas diretas sobre suas características, atributos pessoais e técnicos. Exemplificar falando de experiências anteriores e situações que teve que exercer alguma competência especifica ajuda. Não tente "enrolar" o entrevistador e não exagere. Falar de si mesmo sem parar pode parecer egocentrismo.





6) Que atitudes podem me prejudicar?
Não coloque o cotovelo na mesa e nem deixe seus pertences pela sala, por exemplo. Evite também atos que demonstrem "desleixo", como se esparramar na cadeira ou mascar chiclete. Chegue pelo menos 15 minutos antes do horário marcado para a entrevista.


7) O que devo vestir?
Procure usar uma roupa que se adapte à vaga que está disputando. Não adianta vestir terno para uma entrevista em uma agência de publicidade que adota um estilo mais informal ou ir com um modelo ‘descontraído‘ a uma empresa mais conservadora, uma boa dica é observar o estilo do seu entrevistador ou dos outros empregados da empresa.





8) E quanto a tatuagens e cabelo comprido para homens?
Empresas mais tradicionais costumam fazer ressalvas e pedir que os contratados mudem o visual, dependendo do cargo. Conhecer bem a cultura da empresa é uma forma de saber como ela trata essas questões.


Quando se trata de relacionamento humano, não existe uma receita de bolo pronta, mas informação é sempre o caminho para a efetividade.

Muito Sucesso!   
Conheça também o texto: 5 Etapas para Elaborar seu Currículo!

4 comentários: