sexta-feira, 29 de junho de 2012

7 Competências Criticas para o Sucesso em qualquer Emprego

Em um mundo competitivo e em constante evolução além da educação formal adquirida através dos cursos de aperfeiçoamento, técnicos e universitários é requerido cada vez mais dos profissionais contemporâneos ter competência que é o tão conhecido CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes).

·  Conhecimento informação adquirida através de estudos ou pela experiência que uma pessoa utiliza “Saber”

·  Habilidade é a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização “Saber fazer”

·  Atitude comportamento manifesto que envolve habilidade e traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação “Querer fazer”




Se destaque no meio da multidão
Ao mesmo tempo em que o profissional necessita possuir diversas capacidades e possuir uma visão holística é requerido também que este mesmo profissional se destaque dos demais em algum aspecto, listaremos abaixo as 7 competências criticas para o sucesso profissional em qualquer cargo, empresa ou ramo de atuação. Sirva-se delas sem moderação!

1. Auto-motivação: Capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam ocorrer em suas vidas. Hoje é mais importante para as empresas os profissionais que se motivam sozinhos, independente de qualquer bônus no salário, encorajamento dos superiores ou mesmo de palestra motivacionais.

2. Bom humor: Arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver. A alegria e o bom humor nas relações de trabalho abrem portas e geram oportunidades.

3. Produção de conhecimento: Capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos à sua profissão, e que sejam relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua carreira em particular.

4. Liderança: Capacidade de influenciar pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe.

5. Relacionamento Interpessoal: Capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, conviver bem, manter um bom clima no ambiente organizacional. O relacionamento interpessoal gera networking e consequentemente maior produtividade, pois o trabalho na atualidade é cada vez mais realizado em grupos, e ter boas relações faz fluir os processos.

6. Criatividade: Capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, reinventar métodos, ferramentas, sistemas, produtos, formas de trabalhar e melhorar os processos.

7. Capacidade de sonhar: Exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. É manter um alvo desejado (sonho) e através de ações tangíveis (metas) fazer o desejo tornar-se realidade pelas ações, esforços, trabalho, imaginação, persistência e pela fé. 

Nota: Para desenvolver essas competências você também pode lançar mão de 3 ferramentas:
- Fazer uma auto-avaliação para mapear seus pontos fortes e fracos;
- Solicitar feedback de colegas de trabalho, clientes e superiores;
- Fazer cursos especializados ou procurar a consultoria de um coach para se desenvolver.

Evidentemente que existem outras competências necessárias ao desenvolvimento de uma carreira que o profissional necessita esta atento, mas estas sete competências apresentadas certamente terão um peso fundamental para projetar sua carreira para sucesso profissional. Siga em frente e muito sucesso!

21 comentários:

  1. Excepcional suas dicas...de alto nível, de fato expressam a realidade, informações de quem domina o asssunto em número, gênero e grau. Parabéns, Fabio pelo rico teor das informações. Nesse mundo capitalista e competitivo, suas orientações vem a agregar o mais alto e sólido embasamento profissional que nos leva a refletir e aprimorar nossas habilidades...obrigado pelos esclarecimentos e bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Continuo sendo o seu fã, caro colaborador Fábio. Leio sempre seus artigos porque são relevantes e objetivam o crescimento pessoal e profissional do grupo. Parabéns mais uma vez, e contamos com seus elevados conhecimentos que nos norteiam num cenário profissional cada vez mais acirrado e exigente. Abraço e bom dia...

    ResponderExcluir
  3. Prezado Fábio, muito bom. Vou compartilhar no meu blog.

    Rita Moreira

    ResponderExcluir
  4. Fabio gostei muito do teu artigo!
    Informações muito bem expostas.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Caro Fábio;

    Parabéns pelo belo material!

    Luis Lima

    ResponderExcluir
  6. Fabio, excelente artigo ou seja todo o seu site, tenho divulgado o seu site com meus colegas na empresa e na pós FGV em que estou fazendo e tem sido de grande valor para nos devido ao alto nível das informações. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. parabéns e obrigado pela colaboração e generosidade em partilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
  8. Fábio,Parabéns , pela forma de como você escreve, mostrando esse perfil com foco em gestão de pessoas. Muito motivador para mim que trabalho na área de segurança do trabalho, com foco na qualidade de vida das pessoas. Parabéns muito interessante!

    ResponderExcluir
  9. Não vi nada demais, pois para ter um emprego hoje tem q ter Qi. Tenho um maravilhoso currículo e ate agora nada.

    ResponderExcluir
  10. Fábio: Obrigado por disponibilizar mais esse conjunto de conhecimentos para que possamos refletir a respeito das nossas competências pessoais e profissionais. A síntese que você fez tornou mais fácil a compreensão e a reflexão sobre o nosso estoque de CHA = Conhecimentos, habilidades e atitudes. Parabéns e um abraço. Eurípedes Castello.

    ResponderExcluir
  11. Fábio, muito obrigada por agregar mais conhecimentos pessoas e profissional a cada postagem que o senhor faz menção, e de tamanha valia cada conhecimento adquirido nesta página. Obg

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto, dicas importantes que somam positivamente na carreira de todos!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo conteúdo, com certeza essa é a receita, CHA.
    Pouco vale conhecimentos e habilidades se não tem atitudes.

    "Aquele que não luta para ter o futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier". ;D

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Fábio, parabéns pela matéria...só acrescentaria o "compartilhar" exatamente como você fez em sua rede de relacionamento...Grande abraço...



    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela postagem, Fábio! Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Fábio! Obrigada por compartilhar conosco seus artigos, são excelentes!
    Um grande abraço!
    Alaíde.

    ResponderExcluir
  17. À matéria é 5 estrelas...
    Gostaria que desse uma definição do que são "competências críticas"

    ResponderExcluir
  18. Parabéns,muito obrigada, pelos conteúdos e pela partilha de saberes. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir