sábado, 4 de abril de 2020

Project Model Canvas: Aprenda a usar e baixe grátis


Um projeto é um empreendimento temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo segundo o PMBOK, ou um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcançar um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos segundo ISO10.006:2003.
Assim como tudo, o projeto também precisa ser gerenciado. O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. A Gestão de projetos pode ser aplicado a diversas situações, tais como:
      Instalação de uma nova planta industrial;
      Redação de um livro;
      Reestruturação de um departamento da empresa;
      Elaboração de um plano de marketing e publicidade;
      Lançamento de um novo produto ou serviço;
      Informatização da empresa;
      Construção de uma casa;
      Realização de uma viagem;
      Execução de campanha política;
      Pesquisa acadêmica;
      etc
Nos dias de hoje é difícil imaginar uma empresa que irá desenvolver um produto e explorá-lo durante anos com a mesma vantagem competitiva original. Para a sobrevivência das empresas em dias atuais é necessário adaptação, inovação e flexibilidade, além do atributo mais importante, a habilidade de aprender, neste caso por exemplo pode ser aplicado a gestão de projeto para desenvolver um novo produto ou serviço.
 
Existem diversas metodologias e sistemáticas definidas para gestão de projetos, abaixo listo algumas delas:
  Project Model Canvas;
  Scrum Alliance;
  XP - Extreme Programming;
  Prince2 - Projects in Controlled Environments 2;
  FEL - Front End Loading;
  Adaptative Framework Project;
  Extreme Project Management;
  Waterfall.



Aqui vamos centrar na metodologia Project Model Canvas (PMC), que é metodologia de gerenciamento de projetos, sem o preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia, adequada para ambientes que se caracterizam por inovação, alta dinâmica dos negócios, muitos projetos em paralelo e nos quais soluções rígidas e engessadas não se aplicam.
Esta metodologia foi desenvolvida pelo premiado e reconhecido professor de Gerenciamento de Projetos do MBA da FGV, José Finocchio Jr. O Project Model Canvas (PMC) constitui em um tipo de “mapa mental”, que permite a visualização dos principais pontos pertinentes a um projeto, e que devem ser analisados de forma iterativa/coletiva.

Passo a apos da aplicação da metodologia PMC

Na metodologia, os participantes preenchem um Canvas aplicando post nos 13 quadros que definem, resumidamente: Por que, O quê, Quem, Como, Quando e Quanto. Estas são as perguntas certas para estruturar o seu planejamento.

A metodologia não possui nenhum pré-requisito especial para sua implantação e pode ser utilizado por qualquer empresa para desenvolver seus projetos organizacionais ou por pessoas para implementação de seus projetos pessoais. Abaixo é definido a sequencia logica exemplificando cada um dos 13 quadros do Project Model Canvas.
Project Model Canvas (PMC)

Cabeçario

I.             GP: Gerente do Projeto, nome do responsável pela implementação do projeto traves do Project Model Canvas. Exemplo: João Pedro.

II.            Pitch: A maneira mais simples de descrever o seu projeto é usar o mínimo de palavras possível. O Pitch é a primeira parte a ser preenchida do seu Project Model Canvas. Nele, você deverá resumir seu projeto em apenas uma frase. Exemplo: comprar a casa própria.

Por que?
1.    Justificativa: Coloque o problemas que a organização atualmente enfrenta e quais necessidades não são atendidas no momento. Exemplo: insatisfação por não possuir casa própria.

2.    Objetivo SMART: Coloque nesse campo post-it com o objetivo do projeto de maneira que fique “smart”. Isso significa: Specific (específicos) Measurable (mensuráveis) Attainable (atingíveis) Realistic (realistas) Time Bound (temporizáveis); Exemplo: Comprar uma casa com 3 quartos e garagem no bairro das Palmeiras no valor máximo de 350 mil até dezembro de 2020.

3.    Benefícios: Deve descrever o que será conquistado após a implantação do projeto, quanto mais rico fora a descrição, mais motivação terá no projeto. Exemplo: Satisfação pessoal, maior status social por ter a casa própria, ter um “cantinho para chamar de seu”, aumentar o patrimônio familiar.

O que?
4.    Produto: O produto é o resultado final do projeto é que se quer objetivamente com a implementação do projeto. Um projeto pode também gerar um serviço ou um resultado único. Exemplo: morar na casa própria.

5.    Requisitos: Definem a qualidade que o produto (serviço/resultado) precisa apresentar para ter valor para o cliente. Exemplo: a casa deve possuir no minimo 3 quartos, jardim, varanda e garagem com capacidade de 2 carros.

Quem?
6.    Stakeholders: Podem ser stakeholders externos ou fatores externos. Stakeholders externos - são os envolvidos que não estão subordinados ao gerente de projeto. Exemplo: corretor de imoveis, instituição bancaria e empresas de mudanças.

7.    Equipe: Todos os participantes que são responsáveis por produzir as entregas do projeto. Exemplo: o gerente do projeto (responsável pela compra) e a sogra que vai emprestar parte do valor de entrada do financiamento (kkk).

Como?
8.    Premissas: São suposições dadas como certas sobre o ambiente e os fatores externos ao projeto, que não estão sob controle do gerente de projeto. Exemplo: a) conseguir encontrar uma casa que atenda todos os requisitos definidos no bairro das Palmeiras, b) conseguir o financiamento bancário para aquisição do imóvel) me manter empregado no período do financiamento.

9.    Grupos de entregas: São os componentes concretos, mensuráveis e tangíveis que serão gerados pelo projeto ou macro ações necessárias para atendimento dos objetivos do projeto. Exemplo: a) obter financiamento bancários, b) encontrar imóvel com os requisitos definidos; c) assinar o contrato e providenciar documentação de compra e d) providenciar a mudança para a casa própria.

10. Restrições: Nesse quadro, serão descritas as limitações do projeto, de qualquer natureza e origem, que impactam no desenvolvimento do trabalho da equipe. Exemplo: a) prestação do financiamento do imóvel no banco precisa ficar menor que 2 mil reais e b) a casa definida para compra, assim como o vendedor não pode ter restrições de documentações ou débitos financeiros;

Quando e quanto?
11. Riscos: Riscos são eventos futuros e incertos que têm relevância para o projeto. Nessa etapa identificamos e analisamos os riscos do projeto e, para os mais relevantes, devemos buscar e implantar as respostas. Os riscos são fontes das incertezas geradas nas premissas. Exemplo: a) não conseguir encontrar uma casa com os requisitos que quero no bairro das Palmeiras e b) não conseguir o financiamento bancário para aquisição do imóvel e c) perder o vinculo empregatício com a empresa atual no período do financiamento.

12. Linha do tempo: Nesse momento, definimos quando vão ocorrer as entregas do grupo de entregas. Exemplo: a) obter financiamento bancários até janeiro/20, b) encontrar imóvel com os requisitos definidos até maio/20; c) assinar o contrato e providenciar documentação de compra até outubro/20 e d) providenciar a mudança para a casa própria até dezembro/20.

13. Custo: Quanto será gasto para concluir esse projeto? É importante distribuir os custos pelos grupos de entregas pré-definidos. Exemplo: Custo total de 116 mil reais, sendo dividido conforme a seguir: a) 4 mil reais para obter financiamento bancários, b) 2 mil reais para encontrar imóvel com os requisitos definidos; c) 90 mil para assinar o contrato e providenciar documentação de compra e d) 20 mil reais para providenciar a mudança para a casa própria até dezembro/20.
 
Project Model Canvas Aplicado - Filme Procurando Nemo
Um dos grandes benefícios de aplicar esta metodologia é por ela simplificar a concepção e tornar o planejamento de projetos mais fluido e colaborativo é fundamental para alcançar o sucesso na gestão de projetos. Dentre todas as organizações que se destacam na gestão de projetos e que apresentam alta performance passaram pelo processo de ampliar esses atributos em sua gestão de projetos.

Baixe aqui o um modelo de Project Model Canvas editável grátis

Acesse o link e baixe o arquivo prontinho para ser utilizado ou customizado, pois não atribuo senhas a meus arquivos, pois acredito que tudo pode ser melhorado ou adaptado para atender as peculiaridades do negócio.

Para baixar o arquivo



Referências bibliográfica:
  FINOCCHIO, J. Jr. Project Model Canvas. São Paulo: Editora Campus, 2013.

5 comentários: