O homem desde o seu nascimento utiliza o processo de comunicação para se fazer
entendido quanto às suas necessidades. O processo se dá através da emissão de
signos
padronizados
que são codificados pelo outro, permitindo compreensão mútua. A mente humana
apresenta a capacidade de evoluir no emprego dos signos, os quais passam a ter
certos conteúdos de informações, de idéias, pensamentos, intenções, desejos e
conhecimentos.
A forma como
o indivíduo se comunica (à proporção que dá e recebe feedbacks) também
determina, segundo Fritzen (1978), seu modo de relacionar-se com as pessoas
(suas atitudes) e como as pessoas percebem essa forma de relacionamento (o que
é fator determinante para o comportamento delas em relação ao indivíduo).
Quanto mais equilibrada for essa comunicação, melhor será o relacionamento
interpessoal desse ser com os outros membros do grupo.
Para facilitar o entendimento das regras básicas da
comunicação interpessoal, Joseph Luft e Harry Inghan idealizaram, em 1961, uma
matriz conhecida pelo nome de Janela de Johari, onde através de apenas quatro
retângulos, dispostos de forma de janela, podemos conceituar todo o processo de
percepção de um indivíduo em relação a si mesmo e aos outros. Os autores
partiram do princípio de que cada um de nós tem (ou pode ter) quatro imagens
distintas: Arena, Mancha Cega, Fachada ou Desconhecido.
Como modelo
de mensuração, a janela de Johari baseia-se na troca de informações entre os
indivíduos e na qualidade das interações. Assim, pode-se representar
graficamente essa Janela como referência de estilo de comportamento individual.
Trata-se de um diagnóstico significativo, do ponto de vista individual e
organizacional, porque, com base no resultado obtido, as pessoas e a empresa
passam a saber identificar os pontos a serem desenvolvidos e acompanhados em
busca de seus aprimoramentos.
As linhas
verticais e horizontais da figura acima movimentam-se tanto para a direita como
para a esquerda; de cima para baixo e de baixo para cima, de acordo com a
somatória de pontos, a fim de dar e receber feedbacks de cada indivíduo que
responda ao teste atitudinal. Esse modelo se presta a testes individuais: cada pessoa
tem uma Janela de Johari, com um estilo de comportamento dominante.
Criamos aqui
um teste em excel muito fácil de realizar, onde é avaliado a capacidade de "Dar" e "Receber" feedbacks com base nos quadrantes (Arena,
Mancha Cega, Fachada ou Desconhecido) da janela de Johari.
Baixe o arquivo e teste seu feedback
Responda o teste com calma, com tranquilidade, pensando no seu auto desenvolvimento, aproveitando este raro momento para um auto feedback.
“Quem conhece os outros é sábio. Quem conhece a si
mesmo é iluminado” (Lao Tsé)
Mancha cega ? acho que sua tradução de blind spot esta meio errada, o correto seria ponto cego, ou seja área onde o indivíduo não consegue enxergar.
ResponderExcluirNa faculdade, foi exatamente assim que aprendi. Mancha cega! Desconhecido pelo EU / Conhecido pelo Outro... Para mim a parte mais importante do meu ego. Ouvir e prestar atenção sobre o que o outro me pode fazer prestar atenção, a certas caracteristístas da minha personalidade, que por variados motivos Eu não consigo apeerceber sem ajuda do Outro. Importantes em termos de crescimento pessoal...afinal onde mais podemos recolher informação que depois de análise interna, nos pode dar abrir para factos da nossa personalidade, que não podemos, ou não queremos reconhecer e que podemos trabalhar no sentido de melhorar o que não nos agrada no nosso Eu, como estimular as caracteristicas positivas. Aqui está o busílis da questão. Conhece-te a ti próprio!!!
ExcluirMUITO BOM SEU TRABALHO! GRATIDÃO
ResponderExcluirFiz o teste, e agora como obter a resposta?
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