quinta-feira, 19 de março de 2015

Modelo de Negócios Canvas: Aprenda usar e baixe grátis

O denominado Modelo de Negócios Canvas ou no inglês “Business Model Canvas (BMC)” é uma importante ferramenta de gerenciamento estratégico aplicável em qualquer empresa, principalmente em novos negócios ou a novos produtos. O método foi desenvolvido por um consultor suíço chamado Alexander Osterwalder, um verdadeiro expert em modelos de negócios.

O Modelo de Negócios Canvas ajuda no desenvolvimento de esboços e versões finais de modelos de negócio, tanto para um novo empreendimento quanto para uma empresa que já está em operação. Trata-se de um mapa visual que otimiza a visualização e compreensão do modelo de negócio  de uma organização e seus subconjuntos. 

Esta analise rápida sobre os processos permite que os gestores e estrategistas visualizem o “encaixe estratégico” que existe entre diferentes áreas do negocio.

A ferramenta pode ser considerada um mapa visual que realmente mostra o caminho, facilitando a compreensão do modelo de negócio. É dividindo em nove importantes blocos que apresentam o negócio como um todo. São eles:



1 - Atividades Chaves
2 - Recursos Chaves
3 - Parceiros Chaves
4 - Proposta de Valor
5 - Segmentos de clientes
6 - Canais
7 - Relacionamento com o Cliente
8 - Estrutura de custos
9 - Fluxos de receita



Todos estes elementos são colocados em uma só folha ou um slide, o que possibilitará uma visão bem clara do negócio. O Canvas esta estruturado para correlacionar os pontos necessários para implementação da estratégia em qualquer tipo de negócio, de forma que devem ser respondidas as seguintes macro-perguntas: 

Como são realizadas as analises no Modelo Canvas?

À primeira vista o modelo de negócios parece um simples diagrama, mas a facilidade de análise e a profundidade da avaliação que ele traz só passa a ser realmente compreendida à medida que visualizamos exemplos e passamos a utilizá-lo em nosso dia-a-dia.

Baixe aqui um modelo de Canvas grátis
Elaboramos um modelo de Canvas para gestão de negócios em excel que pode ser utilizado para definir estratégia em qualquer tipo de organização com a possibilidade de elaboração de um plano de ação conjugado a analise. Acesse o link e baixe o arquivo prontinho para ser utilizado ou customizado.





Para baixar o arquivo


4 comentários:

  1. Bastante curiosa a proposta. Buscarei me adentrar em seu entendimento oportunamente.

    ResponderExcluir
  2. Excelente material, obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo baixar o material como faço. Aparece que minha senha está errada.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, o link está quebrado... provavelmente por falha no nome do arquivo-alvo... achei bastante interessante e gostaria de conhecer melhor este material. Se puder me enviar em PVT, fico agradecido. Emir - pinho.emir@gmail.com

    ResponderExcluir