quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Superando-se a cada novo dia

Ao longo da vida precisamos começar e recomeçar muitas vezes. Estas fases, embora difíceis e dolorosas, nos fazem crescer, amadurecer e nos preparam para a vida.




Embora seja natural o sofrimento, em determinados momentos parece que simplesmente é o fim, que não há como suportar tanta dor, que não haverá superação de tal sofrimento. Quantas vezes você já passou por situações assim?




Mas quando olhamos com um olhar descontaminado, enxergamos que altos e baixos fazem parte da vida e quanto maior nossa habilidade de adaptação a cenários favoráveis e desfavorais, menor será nosso sofrimentos ao nos depararmos com situações difíceis.

“Entre idas e vindas me resumo feliz. Entre altos e baixos me resumo equilibrada” (Tati Bernardi)

A parábola da faixa preta

Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do mestre numa cerimônia para receber a faixa preta obtida com muito suor. Depois de anos de treinamento incansável, aluno finalmente chegou a o auge do êxito na disciplina.

"Antes que eu lhe dê a faixa , você tem que passar por outro teste", disse o sensei.

"Eu estou pronto", responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta.

"Você tem que responder a pergunta essencial: qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"

"O fim da minha jornada", responde o aluno. "Última recompensa merecida por meu bom trabalho."

O sensei espera mais. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim, o sensei fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."


Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei.

"Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?", pergunta o sensei.

"Ela é o símbolo da excelência e o nível mais alto que se pode atingir em nossa arte", responde o aluno.

O sensei não diz nada durante vários minutos, esperando. É obvio que ainda não está satisfeito .. Por fim, ele fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."


Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei. E mais uma vez o sensei pergunta: "Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"

"A faixa preta representa o começo – o início de uma jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto", responde o aluno.

Sim. Agora você está pronto para receber a faixa peta e iniciar o seu trabalho disse sensei para o aluno.

Temos que reaprender, treinar nosso olhar, para sermos mais cuidadoso é preciso ter a capacidade de não ser tragado pela pressa do mundo. É preciso respirar fundo e desconfiar do óbvio. É preciso a curiosidade da criança aliada à paciência dos que já viveram muito.

Na maioria das vezes não é preciso mudar de país, de trabalho, de relacionamento, de amigos... Basta mudar a forma como olhamos para o mundo. Tudo pode se transformar. Alguns podem chamar isso de experiência. Eu chamo de maturidade.

Se quiser um bom lugar para começar, sugiro que anote um papel suas metas e objetivos para curto, médio e longo prazo, depois, vá até um espelho. Dê uma boa olhada para você mesmo e diga a você mesmo com um tom de voz firme “Você consegue!”, repita quantas vezes for necessário, até você acreditar.

2 comentários:

  1. Quer saber qual é boa hora e lugar para começar? Resposta: agora ai mesmo onde você esta!

    ResponderExcluir
  2. A luta pela vida já começa quando ainda somos invisíveis a olho nu,nascemos e esta intensa batalha continua...Uns desistem muitas vezes sem almenos lutar,outros seguem firme a grande,a desafiadora,e maravilhosa jornada da vida.

    ResponderExcluir