quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mude seu foco: Saia do problema e mire na Solução

Hoje em dia, neste mundo competitivo de negócios onde a busca pela diferenciação em produtos e serviços, redução de custos, facilidades de relacionamento, lucratividade, fidelidade de clientes e a mais perfeita prática de gestão imperam, ainda vemos um contraponto. Muitos problemas para serem resolvidos.

É muito comum vermos equipes e gestores andando de um lado para outro coçando a cabeça (se ainda tiver cabelos) desesperados por conta de algum problemas, ou como dizemos normalmente “apagar um incêndio”.  Neste contexto a habilidade de solucionar problemas se torna um diferencial competitivo para profissionais de qualquer segmento ou estagio na carreira. 

A historinha abaixo é um convite para uma reflexão sobre a forma que normalmente encaramos os problemas seja na vida pessoal ou profissional.

Um paciente vai num consultório psicológico e diz pro doutor:

- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!

- Deixe-me tratar de você durante dois anos. - diz o psicólogo. - Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.

- E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente.

- 120 reais por sessão - responde o psicólogo.

- Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito.

Passados seis meses, eles se encontram na rua.

- Por que você não me procurou mais? - pergunta o psicólogo.

- A 120 reais a consulta, três vezes por semana, dois anos, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais.

- Ah é? Como? - pergunta o psicólogo.

O sujeito responde:

- Por 10 reais ele cortou os pés da cama…

Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples, basta fazer a analise abrangente na busca de alternativas possíveis e avaliar também alternativas fora do convencional, é o "pensar fora da caixa".

Nesta fase, podemos lançar mão de diversas ferramentas, segue algumas: Diagrama de Causa Efeito, 5 porque, 6M, Método Causal, Diagrama de Arvore, Femea, Brainstorming, Protocolo da Causa Fundamental, Sologic, Espinha de Peixe de Ishikawa e várias outras amplamente disponibilizadas no mercado.

Associada as ferramentas da analise, também podemos utilizar um mecanismo próprio do ser humano, muito particular e altamente eficaz chamado “intuição”.

“Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo, o único caminho é o da intuição” (Albert Einstein)

Quer obter sucesso? Foque na solução ao invés de ficar se desgastando imobilizado no problema.

HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO!

3 comentários:

  1. Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples! Basta "pensar fora da caixa".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Fábio! Compartilhei, com os créditos lógico em minha rede social.
    Já me vi muitas vezes perdida em achar a solução do problema, porém focando no problema e não na solução.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto Fábio! Aprendi que ao surgir um problema, a primeira coisa a implantar é o marco zero: Fazer cessar ou evitar que ocorra novamente. A segunda, é o controle para que a solução implementada seja cumprida e/ou funcione de fato. A terceira, é tratar as consequências, mas aí, como diz o povo, "Inês é morta"...rs.

    ResponderExcluir