sábado, 24 de março de 2012

Os dez mandamentos da demissão


Num mundo ideal, todos viveriam felizes no trabalho o gestor nunca teria de demitir ninguém. Mas como a realidade é bem diferente disso é preciso demitir pessoas e isso nunca será uma tarefa fácil para o gestor. Evitar erros na hora da demissão significa garantir que o fim de um problema não signifique o começo de uma porção de outros.

1. Não demitirás a pessoa, e sim o desempenho que ela vem obtendo. Ao demitir alguém, mantenha o foco no trabalho, na performance e nos resultados, e não na pessoa. Ela deve ser demitida pelo que faz, não pelo que é.

2. Não farás de conta que a demissão é algo diferente de uma demissão. Você pode e deve oferecer ao demitido todos os paliativos materiais possíveis, mas não tente dizer que a demissão “não é tão ruim assim”. Admita, honestamente que sua decisão causará dor e angústia.

3. Não permitirás que na conversa na qual a pessoa é demitida seja a primeira vez em que ela ouve que o trabalho dela é ruim. Gerenciar pessoas exige acompanhar seu desempenho com atenção, fazendo críticas e apontando erros sempre que necessário. Seja realista na avaliação de seus subordinados o tempo todo – e não apenas no momento de demitir um deles.

4. Deverás manter boa documentação sobre o desempenho do demitido. Na hora da demissão, nada como ter fatos concretos, claros e bem documentados sobre a performance do demitido, para explicar a ele os motivos objetivos da decisão.

5. Não demitirás numa sexta-feira. Ou às vésperas de datas comemorativas/especiais como: Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães ou no dia em que a pessoa vai sair de férias.

6. Farás com que a conversa de demissão seja rápida. É inútil prolongar, com rodeios e explicações complicadas, um momento difícil. Permita que o funcionário demitido comece a lidar com sua nova realidade o mais cedo possível.

7. Não demitirás uma pessoa porque gostas mais de outra. Quem não conhece chefes que na hora de demitir fazem um acerto de contas pessoal? Vença esta tentação.

8. Não usarás boatos ou rumores como prova contra o demitido. É comum pessoas serem demitidas porque há um “consenso negativo” contra elas na equipe. Utilize sua própria cabeça para demitir – e não o falatório que você ouve.

9. Não disfarçarás uma demissão. Não mude o foco da demissão, indicando ser fruto de downsizing, reengenharia, novos planos, etc. Muitos gerentes utilizam esse tipo de truque para fugir da responsabilidade pessoal que têm na demissão. Diga sinceramente à pessoa os reais motivos da decisão – só assim ela terá alguma chance de corrigir seus erros e falhas profissionais.

10. Antes de demitir alguém, perguntarás a ti próprio: eu poderia ter feito alguma coisa para evitar isso? Muitas vezes a demissão representa uma falha não do funcionário, e sim do gestor. Gaste algum tempo refletindo honestamente sobre isso antes de iniciar o processo de desligamento de um colaborador.

Este texto foi escrito com base num texto da Harvard Management Communication Letter, onde foram traçados os dez mandamentos que garantem a efetividade deste processo.

21 comentários:

  1. Muitas das vezes, falhamos ao demitir um colaborador, baseando-se nestes mandamentos acredito não mais haver falhas, muito bom!!!

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  2. Excelente!!! Acredito que muito gestor deveria tomar como referência.

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  3. Humanizando o processo de desligamento de pessoal. Adotando estes mandamentos o gestor aumenta a efetividade do processo, alinha expectativas, pratica justiça e fica embasado em caso de ação trabalhista.

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  4. Gostei muito do que li, Fabio. Senti falta da menção do formulário que um gestor pode ter para realizar a demissão e usar o momento como aprendizagem e pesquisa, já que muitos colaboradores são mais abertos e se expõem mais nesse momento...

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  5. Penso, que a maneira que demitimos influencia também as pessoas que ficam, portanto, humanizar é importante para que os outros percebam que serão sempre tratados com dignidade e respeito, mesmo no último minuto do segundo tempo.

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  6. o numero 10 é a principal falha em uma grande empresa... O Gerente, diretor, supervisor seja lá o nivel do cargo de liderança que exerce jamais colocará o "dele na reta" como fala a radio peão e preferem sempre justificar a alguém, algum erro que iniciou exatamente na forma como tal faz de sua equipe seu espelho. O problema e que muitos nao encaram esse espelho de forma honesta... Mundo corporativo tem disso... Quanto mais transparente vc é.. Mais incomodativo vc se torna!!

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  7. Belos mandamentos, mas qe pena qe os chefes, nao usá!

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  8. Realmente contratar alguém é uma maravilha, mas na hora de demitir é um pesadelo... Essas dicas serão muito uteis.. Obrigado.

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  9. o gestor com certeza, pode utilizar de ferramentas para que o colaborador melhore o seu desempenho, acredito muito nisso, e na minha opinião, pior que ser demitido é ter q demitir alguém! salvo quando não houver soluções. o post é muito bom, sem dúvidas!!!

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  10. Publicação formidável!
    Felizmente os grandes grupos estão se abrindo em trabalhar os seus gestores para lidar com esse assunto. Abrigado.

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  11. Publicação formidável!
    Felizmente os grandes grupos estão se abrindo em trabalhar os seus gestores para lidar com esse assunto. Abrigado.

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  12. Bom os 10 mandamentos é com certeza uma dica essencial para o Gestor , pois pecamos em alguns aspectos relacionados nesse post. Parabéns !!!

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  13. Faltou só mais um mandadamento (mais aí não seriam 10 né? rs):
    11º) Não tentarás fazer papel de "gestor consolador" (do tipo que bate e assopra, tentando fazer política de bom relacionamento na hora da demissão ou tentativas de amenizar a situações usando "pérolas" do tipo: "Vc vai arrumar algo melhor", "Vc até era bom funcionário, mas..." ou "Quem sabe num outro momento te chamamos de volta..." Melhor é dizer apenas o necessário e com respeito, para que os motivos da demissão sejam compreendidos como motivos profissionais e sérios, e não meramente pessoais ou superficialistas.



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  14. Muito bom, mas precisa corrigir o 5º está digitado "de tatas comemorativas"

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  15. Muito bom , essa e a tal ada demissao responsavel!!!

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  16. Fabio, muito bom este artigo, bom seria se todos os gestores adotassem estes mandamentos. O que mais ouso quando uma pessoa foi demitida e que o setor está sendo reestruturado e com certeza estas pessoas sempre ficam se perguntando, o que elas fizeram de errado e nunca saberá o real motivo pelo qual foram demitidas.

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  17. Fabio, muito bom! Como já dito acima, além do devido respeito ao demitido, importante também como postura para os que ficam, a empresa fica respaldada frente à eventuais reclames trabalhistas.

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  18. Muito bom o artigo. Fui demitido 2 vezes e pedi as contas 8 vezes em 30 anos. Nas 2, passado o susto, tive certeza de que ainda bem que fui demitido: Um a besta teve a coragem de dizer que "voce é o melhor dos 3 que tenho nesta area, logo arrumará rápido um bom emprego" (pensei, sim claro, numa guerra o general manda pra casa seu melhor soldado pra ele nao se machucar), na outra o chefete não sabia como fazer e chamou o diretor pra me demitir (pensei, se cheguei ao ponto de trabalhar pra uma mula que não sabe demitir uma pessoa, o errado sou eu) Depois dessa segunda patada, fiz uma pós e abri meu negocio e não tenho chefe ha 8 anos. Agradeço os 2 incompetentes que me direcionaram para ser dono do meu nariz. se não fosse por eles meu lado empresário talvez estivesse dormindo até hoje.

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  19. Todos os dez acreditos que são bem colocados agora o primeiro mandamento é um grande problema a ser tratado em grupos de liderança já que na maioria dos casos são deminssões de cunho pessoa e não profissional.

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  20. É esclarecedor, mas hoje as empresas estão mudando a maneira de pensar e de agir, infelizmente para pior não dando a mínima dignidade para quem está sendo demitido.
    Quando a empresa passa por dificuldades financeiras menos veem esses mandamentos.
    Há casos de demissões pelo telefone, nas férias, etc.

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