segunda-feira, 26 de março de 2012

Hábitos dos profissionais de alta performance

Hábitos são comportamentos que determinada pessoa aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. Uso, costume, maneira de viver, modo constante de comportar-se, de agir e de ver o mundo.

Muitas ações da vida cotidiana constituem hábitos. Imagine como seria difícil para uma pessoa executar uma simples atividade como caminhar ou descer uma escada se tivesse que pensar em cada um dos atos necessários a dar cada passo.

O hábito difere do instinto, que é um comportamento inato, não aprendido. São sinônimos de hábitos as palavras: aspecto, costume, fácies, habitude, praxe, rotina, usança, uso, vestes, vestimenta e vezo.

Hábitos são comportamentos e atitudes que podem ser adquiridos e ou desenvolvidos, listamos abaixo alguns deles que aliados ao desenvolvimento das 7 competências fundamentais para o sucesso (vamos conhecer no detalhe estas competências no próximo texto) são vitais para o êxito na vida profissional. Tome nota!

1. Crie o hábito de pensar.
Procure dedicar alguns minutos do seu tempo, diariamente, para pensar e refletir sobre você mesmo, sua carreira, a empresa em que trabalha, e/ou lugar onde estuda e suas relações com as pessoas que o cercam e com o planeta.

2. Crie o hábito de anotar.
Procure anotar tudo aquilo em que pensar, mesmo que seja algo improvável ou que você considere insignificante.

3. Trace os seus objetivos.
Faça uma lista dos seus objetivos e do que é necessário fazer ou ter para alcançá-los. Organize-se e planeje-se, assim tudo fica mais fácil e lógico.

4. Não desperdice as oportunidades.
Muitas oportunidades estão soltas por aí para o primeiro que pegar. Fique atento e aberto às oportunidades que aparecerem pela frente e tenha calma para selecioná-las.

5. Fique atento às informações.
Preste atenção ao seu redor. Aprenda a observar, perguntar e ouvir. Mantenha sua rede de contatos sempre atual, sempre funcionando. Hoje, os contatos são tão importantes quanto a carteira de clientes.

6. Crie o hábito de ter idéias.
Procure pensar em soluções completamente diferentes para os problemas e dúvidas que você tiver. Para ter uma idéia é necessário colher informações e dados a respeito do problema ou da dificuldade e anotar, sempre, as soluções que forem surgindo. Fale com você mesmo sobre a idéia, o seu subconsciente pode encontrar soluções inimagináveis e eficazes.

7. Cuide da energia.
Não há como utilizar seu potencial se você for uma pessoa pessimista, desorganizada, estressada, que não pratica nenhuma atividade física e que não tem uma boa alimentação. Cuide do seu corpo e da sua mente. Assim você terá muito mais disposição para dar o melhor de si.

8. Aprenda sempre.
Você tem a chance de aprender coisas novas diariamente. Aproveite, pergunte, fique perto das pessoas que você perceber que podem ter coisas a ensinar. Não desperdice nenhuma oportunidade para estudar, ler novos livros e fazer cursos e treinamentos.

9. Faça multiplicadores.
Compartilhe o seu conhecimento, ensine que compartilhar é tornar possível o sucesso de todos. Não entre em competições. Todos têm seu espaço para conquistar. Conquiste o seu e reconheça o do próximo.


10. Seja ético.
Faça elogios, aja com honestidade, transparência e lisura. Assim não há como o resultado ser negativo.

“Se carregar um punhado de terra todos os dias, logo terá uma montanha(Sêneca)

Um comentário: