segunda-feira, 11 de junho de 2018

40 anos das NRs no Brasil: O que temos para comemorar?


Há 40 anos, exatamente no dia 8 de junho de 1978, o Ministério do Trabalho criava as Normas Regulamentadoras (NRs), uma série de regras voltadas para a prevenção de acidentes e doenças nas empresas brasileiras. Era década de 70, um momento de grande crescimento econômico no Brasil, com a construção das obras de infraestrutura no País. Como não havia uma normatização adequada e as condições de segurança ainda eram precárias, os acidentes de trabalho eram comuns. Estima-se que a cada 7 empregados, 1 sofria acidente de trabalho. Por isso, foi necessária a criação de normas legais em saúde e segurança. Neste período o Brasil foi considerado campeão em números de acidentes no Mundo.

Hoje o Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, da Índia e da Indonésia. Estima-se que foram evitados 8 milhões de acidentes com o advento das NRs.
As Normas Regulamentadoras trouxeram inegáveis avanços para gestão de saúde e segurança das empresas brasileiras e na diminuição do número de acidentes de trabalho, porém muito ainda precisa ser feito no que diz respeito a prevenção. Ainda temos cerca de 720 mil acidentes do trabalho registrado anualmente, gerando cerca de 2500 óbitos. O gráfico abaixo demostra uma ligeira queda no número médio de fatalidades por década. 



Como surgiram as NRs?
A primeira vez que o termo foi utilizado foi no artigo 200 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977. A aprovação das primeiras NRs, porém, só foi realizada em 1978, quando o então ministério do Trabalho e Emprego (antigo nome da pasta) decidiu padronizar, fiscalizar e fornecer informações sobre os procedimentos básicos das empresas. A princípio eram apenas 28 Normas Regulamentadoras, mas hoje este número está quase na casa das 40.

Como são elaboradas e revisadas as NRs?
Segundo a CLT, cabe ao ministério do Trabalho a elaboração das Normas Regulamentadoras. A Portaria nº 1.127, de 2 de outubro de 2003, determina que elas serão elaboradas seguindo um sistema tripartite paritário, formado por representantes do Governo, dos trabalhadores e dos empregadores, os três com o mesmo peso de decisão. Para criar uma NR, é necessário observar as seguintes necessidades:
• Demandas da sociedade;
• Necessidades apontadas pela inspeção do trabalho;
• Compromissos internacionais;
• Estatísticas de acidentes e doenças.

O processo para criação de uma Norma Regulamentadora precisa seguir alguns passos:
• Definição dos temas a serem discutidos;
• Elaboração do texto técnico básico;
• Publicação do texto técnico básico no Diário Oficial da União (DOU);
• Instalação do Grupo de Trabalho Tripartite (GTT);
• Aprovação e publicação da Norma no DOU.

Onde as NRs são aplicáveis?
Todas as empresas que possuem empregados sob o regime da CLT devem seguir as Normas Regulamentadoras. Isso inclui empresas privadas e públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta e também os órgãos dos poderes legislativo e judiciário. Todas as atuais 36 NRs podem ser acessadas pelo seguinte endereço eletrônico: http://trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras.

Resumo: Avançamos, mas muito ainda precisa ser feito no campo da prevenção de acidentes. Não nos contentamos em ficar em quarto lugar (quanto menor melhor)! 
Comente aqui: o que você acha que precisa ser feito? 


Fontes:
1. ARRUDA, A. S. Fabio. A contribuição da capacitação em saúde e segurança como estratégia de prevenção de acidentes do trabalho. UNINTER: Fortaleza, 2016.
2. BRASIL. Portaria nº 3214 de 08 de junho de 1978. Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Brasília: MTE, 1978. 
3. BENSOSSAN, Eddy. Manual de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho. São Paulo: Atheneu, 2017.

3 comentários:

  1. Bom dia,
    Realmente é lamentável ficarmos nesta posição.
    Vejo um ministério do trabalho em pleno 2018 sucateado , falta de estrutura e apoio para que exerça a fiscalização in loco com intensidade nas empresas não somente quando acionada e sim como rotina.
    Outra coisa que contribui é patrões que apenas pensam no lucro, apesar que aos poucos e timidamente vão evoluindo a cultura de segurança e que estão engatinhando em investimentos em treinamentos e qualificações em segurança do trabalho.
    Os empregados no Brasil acaba se tornando apenas reflexo de tudo aquilo que não funciona no sistema lá em cima.A cultura de segurança ainda é um tabu a ser quebrado.
    Quanto aos profissionais da segurança do trabalho, apesar de conhecer alguns profissionais excelentes e que sao exemplos a serem seguidos por conta da competência, dedicação, esforço e insistência.Por outro lado temos profissionais de segurança desacreditados, capacidade técnica baixa, falta de qualificação em fim, muitos encontram-se na zona de conforto.
    Precisamos antes de qualquer coisa acreditar que tudo pode mudar pra melhor, um profissional de segurança que vai a luta todos os dias e mesmo vendo que tudo pareça impossível e mesmo assim não se entrega, continua seu trabalho sem temer.
    Se formos esperar altos investimentos do governo, altos investimentos dos empresários e que tudo esteja no devido lugar para que nós profissionais de segurança começamos a fazer valer a nossa Normas regulamentadora na íntegra, esses números de segurança infelizmente ainda continuaram negativo.
    Grande abraço Fábio, parabéns pelo seu profissionalismo você faz a diferença na segurança do trabalho deste Pais.


    ResponderExcluir
  2. Perfeito esse resumo...nao tivemos grandes avancos nesses 41 anos de NR's estamos caminhando a passos lentos, precisamos acelerar...mas estamos caminhando, entretanto precisamos melhorar e muito em todos os sentidos com relação a quarta colocacao. Esse é o único primeiro, segundo, quarto décimo ou centésimo lugar que nenhum pais, gestor ou responsável pela vida e segurança quer alcançar, como foi dito quanto mais longe do primeiro lugar melhor, e nós como formadores de opinião e engenheiros de saúde e seguranca do trabalho faremos de tudo para alcancar o sucesso da ultima colocação e o faremos...todo acidente pode e deve ser evitado vamos trabalhar com afinco para esse sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Gambling could be viewed as a person social pathology, a societal menace, a viable tool for progress, a rising source of governmental income, and a particular technique of assisting deprived groups. The extent to which the gaming trade can function as a legitimate tool of economic improvement 1xbet will depend largely on the decision of conflicts amongst competing perspectives. With over four,000 games from more than forty studios, Bitstarz offers one of the various sport catalogs. You'll find slots, table games, and exclusive content material that can't be found wherever else.

    ResponderExcluir