segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Modelo | Avaliação Desempenho por Competência

Nos últimos anos, a cultura organizacional em relação a recursos humanos vem passando por importantes mudanças. O próprio termo “RH” ou “recursos humanos” está sendo substituído pelo termo “gestão de pessoas”, valorizando os trabalhadores como pessoas e não como “recursos”. As empresas buscam resgatar o que é mais humano nas pessoas, ou seja: o conhecimento, a criatividade, a sensibilidade e o seu compromisso.

A missão de qualquer organização deve ser centrada no seu objetivo fim, ou seja no seu ramo de atuação, porém também deve o ter foco na gestão de pessoas. Na organização são as pessoas que ditam a qualidade, os custos, a inovação, o desempenho e de forma mais ampla, se a empresa irá ter sucesso ou fracassar.

Neste cenário, as instituições necessitam de trabalhadores com um perfil profissional compatível com os requisitos demandados pelas novas configurações do mundo do trabalho. Esse perfil, de modo geral, baseia-se na versatilidade dos profissionais para acompanhar as constantes mudanças que ocorrem nos ambientes de trabalho, na capacidade de atuar em equipes, de se expressar com clareza, de assumir e resolver os problemas de forma fundamentada, dentre outras características.

Além desses atributos profissionais, as instituições, em especial as que desejam atingir um referencial de qualidade, precisam de pessoas que sejam flexíveis no desempenho das atribuições que lhes são pertinentes e que superem as expectativas de tal desempenho. Para obter êxito neste contexto, se faz necessário uma nova forma de gestão de pessoas, mais participativa e também flexível, para que os trabalhadores tenham possibilidades de desenvolver suas competências, de crescer e de serem reconhecidos, pessoal e profissionalmente.

Avaliação de Competência

A avaliação de desempenho é uma atividade essencial à gestão de pessoas, porque dela decorrem consequências importantes para a motivação e progressão na carreira dos
profissionais. O processo de avaliação pressupõe que o desempenho de uma organização ou de uma estrutura organizacional depende do desempenho de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe. Da avaliação de desempenho resultam três consequências principais: a identificação de necessidades de qualificação, a determinação de potencial e a gestão de remuneração.

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos manifestados no desempenho em determinadas atividades por meio de ações observáveis. Pode-se dizer que é o conjunto de três variáveis:

1. Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho;
2. Querer fazer: envolve as motivações, as iniciativas pessoais e a vontade de realizar um determinado trabalho;
3. Poder fazer: são os recursos necessários para realizar um determinado trabalho e a autonomia para fazê-lo.

Nossa Metodologia

Propomos aqui um modelo de avaliação de desempenho centrado nas competências de cada profissional. Os avaliadores devem fazer a análise das três variáveis citadas acima, levando em consideração o desempenho das equipes e dos indivíduos no que se refere ao comprometimento de ambos, quanto à atuação e à contribuição individual, para atingir os resultados esperados. O desempenho de cada empregado será analisado a partir das seguintes competências e habilidades:

1. Qualidade do Trabalho: Refere-se à precisão e esmero na execução das tarefas;
2. Relacionamento Interpessoal: Facilidade no relacionamento humano em todos os níveis;
3. Criatividade / Iniciativa: Habilidade de gerar novas ideias, inovar em produtos, processos, métodos e etc;     
4. Comunicação: Capacidade de expor ideias ordenadamente e objetivamente a se fazer entender por todos os públicos alvo;
5. Responsabilidade: Dedicação ao trabalho, “senso de dono”, consciência de seus deveres e atribuições, assiduidade e pontualidade.

Apos a identificação das competências, é hora de realizar a avaliação. Durante o processo de avaliação, deve ser atribuído nota a cada competência, conforme escala abaixo:

Nota 1 - Não atende às expectativas, estando abaixo do esperado na competência;
Nota 2 - Atende parcialmente ás expectavas e requer desenvolvimento adicional na competência;
Nota 3 - Atende plenamente às expectativas exigidas na competência;
Nota 4 - Geralmente excede às expectativas exigidas na competência;

Avaliar pessoas nunca será uma tarefa fácil, temos que ter a consciência de que pra dar o verdadeiro valor e reconhecimento à pessoa que esta sendo avaliada devemos ser totalmente éticos e imparciais. É uma tarefa de suma importância, pois envolve uma grande responsabilidade e um enorme domínio de sua inteligência emocional.


Após a avaliação dos profissionais os passos seguintes são, fornecer o feedback individual sobre o desempenho avaliado e traçar um plano de ação formado por compromissos e ações de desenvolvimento afim de que todos evoluam.

Baixe aqui a Avaliação Individual por Competências
Estamos disponibilizando para baixar gratuitamente um arquivo em planilha de excel com o um modelo de avaliação individual de empregados baseado em competências pronto para ser usado ou customizado. Não atribuo senha a meus arquivos pois acredito que todos podem complementar, ajustar e melhorar os arquivos disponibilizados.



Para baixar o arquivo

Um comentário:

  1. Parabéns pela nobre iniciativa Fabio e muito obrigado! Já fui ao site, li o artigo, gostei muito e baixei a planilha - boa e útil.

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