segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ferramenta de Auto Coach: Agora é com você!

O processo de desenvolvimento humano está ligado à evolução das pessoas, ao aumento das suas potencialidades, aumento do seu conhecimento próprio, desenvolvimento de novas habilidades, aquisição de novos conhecimentos e assunção de novas atitudes.

Neste texto serão apresentadas ferramentas que possibilitam o desenvolvimento humano, o mapeamento das potencialidades e a definição de ações com base em análises e desejos conscientes de mudança, através do autoconhecimento.

Antes de falar especificamente da metodologia do auto coaching, será necessário alinhar a rota, apresentar os principais conceitos ligados ao tema para maior compreensão, associação e dissociação do que é coach, coachee e coaching: 
Coach: Profissional
Coachee: Cliente
Coaching: Metodologia/Processo. Esta metodologia está presente em grande parte do mundo, sendo uma atividade em rápida expansão, na qual profissionais habilitados auxiliam pessoas a atingirem seus objetivos de maneira eficaz por meio de reflexões e análise da sua realidade. É iniciado com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir objetivos e alcançar resultados pré-determinados, partindo de uma situação atual para uma situação desejada (foco nas realizações de metas, objetivos e desenvolvimento de competências), ou seja, as diversas aspirações que somadas levam o coachee de encontro ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching.

Conhecendo o Auto Coaching
O auto coaching é o processo que consiste na aplicação de metodologias do coaching em si mesmo. O humano, ao avaliar o próprio estado atual (em qualquer aspecto de sua vida), passa a analisar tudo o que se espera da vida e assim busca desenvolver mudanças para alcançar felicidade e sucesso naquilo que propõe.

Este processo de tomada de ação impulsionado pelo autoconhecimento é muito válido e constantemente utilizado para consecução de metas de médio e longo prazo, contudo pode ser também uma excelente ferramenta para tomada de decisões imediatas, visto que o desenvolvimento pessoal advém da tomada de consciência gradativa da realidade e de análises realizadas com base em fatos reais. À medida que a pessoa descobre como pode ser melhor em suas atividades pessoais e profissionais em passos planejados e com exercícios práticos.

O auto coaching pode ser aplicado de diversas formas, muitas pessoas se sentem tão bem quanto numa real sessão de coaching. Alguns utilizam o espelho por acreditarem que assim podem encontrar recursos ainda mais valiosos, explorando sensações, confrontando suas falas de maneira lúdica e introspectiva. Outros optam pela prática das anotações, descrevendo aspirações, perguntas e soluções, que se configuram em declarações de ações futuras. O ideal é encontrar o melhor treinamento, a melhor forma com a qual se sinta mais à vontade e dele obter as melhores ferramentas como meio para atingir o desenvolvimento potencializado. Contudo, em qualquer recurso de desenvolvimento de auto coaching, é mister compreender que somente perguntas certas conduzem às respostas mais acertadas, assim como perguntas sem propósitos trazem respostas vazias e sem sentido.

Metodologia PEP.C&P em sua vida
A estratégia faz parte do bojo da administração há muito anos. Sun Tzu apresentou esse conceito entre 400 e 320 a .C, na China, quando escreveu o livro “A arte da guerra”, passando a ser considerado o “pai” da estratégia.  Este livro ainda hoje é lido por executivos do mundo inteiro e seus ensinamentos são utilizados e aplicados em diversos estudos acadêmicos. Neste contexto “nasce” o Planejamento Estratégico Pessoal que é um processo gerencial no qual são estabelecidas premissas básicas para que a pessoa, sistematicamente, siga um fluxo de evolução coerente e sustentável.

Assim como o general chinês Sun Tzu utilizou a estratégia na guerra, o PEP.C&P (Planejamento Estratégico Pessoal aplicado a Carreira e à Vida Pessoal. Método desenvolvido por Fabio Arruda). Esta metodologia e sua devida inclusão ao processo de auto coaching, poderá ser aplicada pelo leitor, com grandes possibilidades de gerar benefícios nas áreas pessoal e profissional. Para alcançar os resultados desejados é imprescindível disciplina e comprometimento para apropriar-se de seus elementos teóricos e práticos, adotando ações e implementando mudanças necessárias em conformidade com a sua realidade.

A espinha dorsal da metodologia PEP.C&P consiste em fazer com que a pessoa usuária da metodologia possa desenvolver o hábito de elaborar seu planejamento pessoal de forma explícita, ou seja, é necessário efetuar uma pausa para reflexão, anotar e perseguir seus objetivos e metas pessoais traçadas no planejamento estratégico. De forma resumida, toda a metodologia está dividida em 7 (sete) etapas elaborada em uma única pagina, e que visam responder os três grupos de perguntas abaixo relacionadas:

1. Quem sou eu e o que realmente importa na minha vida?
2. Como estou? Qual meu estado atual? E qual meu grau de satisfação?
3. Quais são meus planos, objetivos e metas? E o que estou disposto a fazer para alcançá-los?
  
Descubra seus verdadeiros talentos e potenciais para alcançar tudo o que deseja em sua vida. A seguir será apresentado o link para 2 artigos que apresentam detalhadamente a metodologia, todas as etapas, grau de importância e seus desdobramentos. Acesse-os.



A adoção e prática da metodologia PEP.C&P deve ser um desafio para você que deseja se desenvolver, mudar, superar, expandir e melhorar a qualidade vida. O planejamento estratégico como ferramenta para o auto coach permite exercer integralmente essa mudança. O ser humano é formado pelo construto das atitudes adotadas, sendo essencialmente fruto de suas escolhas. Aplique o PEP.C&P e responsabilize-se pelas suas escolhas. Você é o único dono do seu destino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário