domingo, 14 de dezembro de 2014

Teste Online Sua Personalidade Profissional

O propósito deste teste é achar as suas tendências mais naturais. Somente você saberá o seu resultado. As alternativas não julgarão superioridade nem inferioridade em sua personalidade, já que cada personalidade tem seus pontos fortes e fracos. Não há boas nem más características. Conhecer-se não é rotular-se, mas sim desenvolver suas vantagens e controlar suas desvantagens.

As questões foram recentemente criadas por um chinês adaptando a realidade da vida profissional, mas a conceito por trás do teste é muito antigo, foi criado por Carl Gustav Jung que nasceu em Kesswill Austria em 1875. Jung foi um psiquiatra que viveu na mesma época de Freud, iniciou sua carreira estudando medicina e logo começou a se interessar pela psiquiatria após a leitura ocasional de um livro sobre o assunto na faculdade.

Segundo a teoria original de Carl Jung, o comportamento humano não é aleatório, ele pode ser medido, previsto e classificado através dos tipos de personalidade. Em seu livro "Tipos Psicológicos”, lançado no ano de 1927 na Europa, Jung afirmava a personalidade humana pode ser composta por diversos fatores, a combinação destes fatores levando aos tipos de personalidade.

Classificação dos Tipos de Personalidade

A classificação do seu tipo de personalidade se dá pela combinação de 4 critérios. Estes critérios são opostos e excludentes: por exemplo, se você for extrovertido não pode ser introvertido. Para que uma personalidade seja formada, é preciso escolher 1 quesito de cada critério, no final a combinação dos 4 critérios escolhidos dá o tipo de personalidade, por exemplo: ENTP ou INFJ. Confira abaixo as siglas e os 4 critérios de classificação dos tipos de personalidade:

1) Extrovertidos ou Introvertidos: A primeira classificação dos tipos de personalidade é quanto a maneira com que interagimos com o mundo, relativo a esse quesito podemos ser: Extrovertidos ou Introvertidos:

    Extrovertidos ( E ): Quem tem este tipo de personalidade são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Concentram a sua energia no mundo real.

    Introvertidos ( I ): Em geral são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Em geral, não se abrem facilmente. Concentram a sua energia no mundo dos pensamentos.

 2) Sensoriais ou Intuitivos: A segunda classificação dos tipos de personalidade é relativa a maneira com que observamos e absorvemos as informações do mundo, relativo a este critério podemos ser: Sensoriais ou Intuitivos:

   Sensoriais ( S ): Corresponde ao tipo de personalidade mais materialista, obtem a informação através da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas.

   Intuitivos ( N ): São as pessoas que tem um perfil mais imaginativo, ao invés de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.

3) Pensadores ou Sentimentais: A terceira classificação dos tipos de personalidade diz respeito aos modo com que julgamos as ações das outras pessoas e também o modo com que tomamos decisões. Relativo a este critério podemos ser: Pensadores ou Sentimentais:

    Pensadores ( T ): Tomam as decisões e julgam as pessoas sempre com base na lógica, em geral pesando os prós e contras da situação, são objetivos e justos, raramente deixam os sentimentos influenciarem em suas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas.

   Sentimentais ( F ): Pessoas com este tipo de personalidade julgam as pessoas e tomam as suas decisões guiados pelos seus instintos e também pelos sentimentos (decidem com base no que estiverem se sentindo no momento ). Valorizam a harmonia, a empatia não seguem regras rígidas, aceitam bem as exceções.

4) Julgadores ou Perceptivos: A quarta classificação dos tipos de personalidade tem relação com o modo com que preferimos viver, se preferimos agir de forma espontânea ou se preferimos pensar bem antes de agir. Relativo a este critérios podemos ser: Julgadores ou Perceptivos:

   Julgadores ( J ): Quem tem o tipo de personalidade julgador fica satisfeito depois que as decisões foram tomadas, toma decisões rapidamente, fica angustiado de deixar os problemas se acumularem. Em geral não pensa muito antes de agir, prefere se arrepender.

   Perceptivos ( P ): Ficam mais satisfeitos em tomar decisões bem pensadas e mais acertadas, demoaram para agir. Os perceptivos ficam angustiados se tem que tomar uma decisão rapidamente. Em geral pensam bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender. 

Como fazer o Teste de Personalidade Profissional online?

Exemplo de resultado obtido após responder o teste

O teste de perfil profissional é realizado online, para realizar acesse o link abaixo e responda a todas as 47 questões.

 Ao responder, talvez ambas as alternativas podem ser compatíveis com você, entretanto é necessário que você escolha a qual melhor lhe descreve.

O propósito deste teste é achar suas tendências natas e só você terá acesso a este resultado. 

Link: http://www.arealme.com/16types/pt/


2 comentários:

  1. Muito bom. Gostei bastante. Obrigado por compartilhar esta ótima ferramenta.

    ResponderExcluir