domingo, 28 de setembro de 2014

Curva S: Aprenda a usar esta ferramenta e baixe modelo grátis

A Curva S é uma das ferramentas de acompanhamento mais difundida e utilizada no gerenciamento de projetos, em termos práticos, uma curva S em gerenciamento de projetos tem como foco principal melhorar o gerenciamento e o controle de um projeto específico ou de toda uma carteira de projetos. Apesar de amplamente utilizada na gestão de projetos muitos ainda tem duvidas quanto sua aplicação ou mesmo quanto a forma de elaboração. Hoje vamos desmistificar esta ferramenta e fornecer um modelo simples que qualquer pessoal poderá baixar e já utilizar em seus processos.

Em primeiro lugar, vale a pena falarmos um pouco sobre a Curva S do ponto de vista matemático. O gráfico que representa a Curva S é um gráfico de valores acumulados, cujo eixo horizontal representa o tempo e o eixo vertical, a quantidade acumulada medida no projeto, normalmente representando o avanço físico em porcentagem ou o financeiro em unidades monetárias. A curva de um gráfico de valores acumulados pode assumir qualquer forma, dependendo do fenômeno que ela representa.

A curva S é um eficiente instrumento gerencial de acompanhamento de projetos. Por sua concepção é possível identificar claramente os desvios entre o planejado e o realizado, de forma instantânea. Pelo histórico e o status atual podemos visualizar tendências, uma vez que seus resultados contemplam todo o ciclo de vida do projeto. Existem duas curvas que podem ser geradas: a Curva S Física e a Curva S Financeira. A Curva S Física serve para análise de progresso de tempo do projeto. Paralelamente, a Curva S Financeira serve para análise de progresso de custos do projeto.

Os pontos fortes de uma curva S são:
·         Identificar os desvios de um projeto, sejam eles de custo ou prazo;
·         Eficiência na visualização de tendências como atrasos e adiantamentos de custo e prazo;
·         Melhorar a tomada de decisão por parte dos escritórios de projetos e executivos;
·         Possibilidade de realizar contenção para agir de forma mais eficaz no projeto;
·         Acompanhamento durante toda a execução do projeto.

Esta ferramenta é chamada de Curva S por uma característica que se repete na grande maioria dos projetos, o trabalho realizado nas fases iniciais e finais é bem menor do que o realizado nas fases intermediárias. Quando esses valores são acumulados, geram uma curva com um aspecto de um S que representa esse avanço pequeno no início e fim do projeto. Se forem utilizados os valores absolutos, no lugar do acumulado, o resultado será normalmente uma curva que se parece com uma montanha.
O gerente de projeto, analistas e demais corpo técnico podem lançar mão da Curvas S física e financeira para “Reportar o Desempenho” do projeto nos relatórios internos, relatórios matriciais, relatórios de Stakeholderes e demais demonstrativos utilizados no gerenciamento de comunicação do projeto.
Baixe aqui o gráfico Curva S prontinho para ser usado 
Estamos disponibilizando para baixar gratuitamente um arquivo em planilha de excel com o gráfico curva S pronto para ser usado ou customizado.



Para baixar o arquivo
clique aqui!

8 comentários:

  1. Fábio,
    Está acontecendo isso:

    Service Unavailable

    Error 503

    ResponderExcluir
  2. Já foi corrigido, muito obrigado pelo feedback.

    ResponderExcluir
  3. Fabio,
    Poderia me dizer como alocar os pesos de cada atividade para que eu possa calcular a porcentagem prevista para cada mês?

    ResponderExcluir
  4. André Felipe Gomes de Andrade10 de janeiro de 2019 às 06:30

    Fábio, tentei acessar o link para baixar o template, mas apareceu a mensagem: "Não é possível acessar esse site. Não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de minhateca.com.br".

    ResponderExcluir