domingo, 28 de setembro de 2014

Curva S: Aprenda a usar esta ferramenta e baixe modelo grátis

A Curva S é uma das ferramentas de acompanhamento mais difundida e utilizada no gerenciamento de projetos, em termos práticos, uma curva S em gerenciamento de projetos tem como foco principal melhorar o gerenciamento e o controle de um projeto específico ou de toda uma carteira de projetos. Apesar de amplamente utilizada na gestão de projetos muitos ainda tem duvidas quanto sua aplicação ou mesmo quanto a forma de elaboração. Hoje vamos desmistificar esta ferramenta e fornecer um modelo simples que qualquer pessoal poderá baixar e já utilizar em seus processos.

Em primeiro lugar, vale a pena falarmos um pouco sobre a Curva S do ponto de vista matemático. O gráfico que representa a Curva S é um gráfico de valores acumulados, cujo eixo horizontal representa o tempo e o eixo vertical, a quantidade acumulada medida no projeto, normalmente representando o avanço físico em porcentagem ou o financeiro em unidades monetárias. A curva de um gráfico de valores acumulados pode assumir qualquer forma, dependendo do fenômeno que ela representa.

A curva S é um eficiente instrumento gerencial de acompanhamento de projetos. Por sua concepção é possível identificar claramente os desvios entre o planejado e o realizado, de forma instantânea. Pelo histórico e o status atual podemos visualizar tendências, uma vez que seus resultados contemplam todo o ciclo de vida do projeto. Existem duas curvas que podem ser geradas: a Curva S Física e a Curva S Financeira. A Curva S Física serve para análise de progresso de tempo do projeto. Paralelamente, a Curva S Financeira serve para análise de progresso de custos do projeto.

Os pontos fortes de uma curva S são:
·         Identificar os desvios de um projeto, sejam eles de custo ou prazo;
·         Eficiência na visualização de tendências como atrasos e adiantamentos de custo e prazo;
·         Melhorar a tomada de decisão por parte dos escritórios de projetos e executivos;
·         Possibilidade de realizar contenção para agir de forma mais eficaz no projeto;
·         Acompanhamento durante toda a execução do projeto.

Esta ferramenta é chamada de Curva S por uma característica que se repete na grande maioria dos projetos, o trabalho realizado nas fases iniciais e finais é bem menor do que o realizado nas fases intermediárias. Quando esses valores são acumulados, geram uma curva com um aspecto de um S que representa esse avanço pequeno no início e fim do projeto. Se forem utilizados os valores absolutos, no lugar do acumulado, o resultado será normalmente uma curva que se parece com uma montanha.
O gerente de projeto, analistas e demais corpo técnico podem lançar mão da Curvas S física e financeira para “Reportar o Desempenho” do projeto nos relatórios internos, relatórios matriciais, relatórios de Stakeholderes e demais demonstrativos utilizados no gerenciamento de comunicação do projeto.
Baixe aqui o gráfico Curva S prontinho para ser usado 
Estamos disponibilizando para baixar gratuitamente um arquivo em planilha de excel com o gráfico curva S pronto para ser usado ou customizado.



Para baixar o arquivo
clique aqui!

6 comentários: