A comunicação humana nasceu provavelmente da necessidade dos
homens de viver em sociedade, até nos mais primitivos estágios da civilização humana a comunicação se fez presente, desde o momento em que os homens passaram a viver em grupos, seja pela reunião de famílias, ou pela comunidade de trabalho, a comunicação tornou-se imperativa. Isto porque, somente através da comunicação, os homens conseguem trocar idéias, experiências e acumular informações. Imagine se todos que nascessem hoje tivessem ainda que inventar a roda, aprender a fazer fogo, a eletricidade ou até mesmo inventar o avião, o computador e a cibernética.

Tipos de Linguagem:
No processo de comunicação humana, utilizamos a linguagem que é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos e transmitem informações. Elas podem ser: Linguagem Não-Verbal: Qualquer código que não utiliza palavra. Linguagem Verbal: Código que utiliza a palavra falada ou escrita Existem vários tipos de comunicação: as pessoas podem comunicar-se pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; uma empresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, e-mails, etc.

- Transmissor - aquele que transmite
- Receptor - aquele que recebe.
- Mensagem - o que temos a transmitir.
- Canal ou meio - processo usado na transmissão da mensagem.
- Código - linguagem utilizada (deve ser comum as pessoas que se comunicam).
O líder e o processo de comunicação humana
Como já apresentamos o processo de comunicação humana é complexo, vamos entender agora como o líder se relaciona com este processo e como fazer da comunicação uma ferramenta efetiva de gestão.
Conhecemos muitas pessoas com grande capacidade de comunicação, mas que não são líderes, mas você conhece algum grande líder que não saiba se comunicar de forma efetiva?
Uma das principais habilidades que formam um líder é a de se comunicar e se relacionar com as pessoas, haja visto que um líder vende suas ideias, influencia, motiva, conduz, incentiva, levanta o ânimo, representa o grupo, define, compartilha, ouve, tem sensibilidade para perceber as diferenças individuais, adequar-se ao contexto, apresenta a missão e visão, conduz a equipe para o atingimento de metas. Além disso, tudo é bem quisto, respeitado e admirado.
Estamos falando da capacidade do líder em se comunicar com os seus liderados (lembre-se que para haver um líder é fundamental que haja liderados), ou seja, outros seres humanos com seus objetivos pessoais, seus medos, suas necessidades, desafios a ser superado e com meta para ser atingida. Para o líder a habilidade de se comunicar é reflexo do seu poder pessoal de influenciar os seus liderados.
Uma das principais realizações que um líder pode ter, é ajudar as pessoas no seu processo de mudanças e através da mudança, vê-las prosperar e crescer, sem perder o foco na visão e missão da organização que esta inserido. Para exercer tal influência se comunicar de forma efetiva é uma necessidade vital.
Não existe segredo para uma boa comunicação. Sem dúvida, hoje, este tema tem sido cada vez mais discutido dentro das empresas por ser algo ainda considerado um dos seus maiores problemas. Evidente que onde existem pessoas, existe comunicação ineficaz.
Julgamos que sempre damos o nosso “recado” da melhor forma possível, porém, ainda precisamos rever alguns de nossos vícios de linguagem, pois a arte do diálogo vai além do estabelecimento de um contato gramatical correto. Há a necessidade de exercitar nossos recursos internos e externos para entender que não é um simples despejar de palavras.
A comunicação humana é sem dúvidas uma importante ferramenta de gestão para o líder, neste contexto compreender alguns de seus aspectos é de sua importância para seu aprimoramento gerencial. Uma importante pesquisa realizada por Albert Meriam e publicada em seu livro Silent Messages, trás uma informação relevante e surpreendente sobre a hierarquia dos meios de comunicação pela percepção do receptor, veja abaixo como ocorre.
Distribuição dos meios sobre o entendimento do receptor em um processo de comunicação:
• Linguagem não-verbal: 55%
• Tom da voz: 38%
• Palavras: 7%
Ao analisar estes números constatamos que em um processo de comunicação a escolha de belas palavras em um vocabulário rebuscado, pouco importam, já que as palavras propriamente ditas são responsáveis pela menor importância (7%) dentro do processo. Não é OQUE (palavras) falamos que faz a diferença, mas a FORMA (gesto, expressão corporal, tom da voz e etc) que falamos.
Voltando aos elementos básicos da comunicação, observe abaixo alguns pontos importantes para manter a efetividade da comunicação.
1. A responsabilidade de transmitir e se fazer entender é sempre do emissor: Mas o receptor tem obrigação de interpelar o seu emissor caso não tenha entendido a mensagem ou parte dela, por isso é importante para o líder que comunica uma tarefa manter o clima amistoso, para que o liderado pergunte em caso de não entendimento.
2. Só existe comunicação se a mensagem for entendida pelo receptor: A forma como a mensagem é emitida pouco importa, o relevante neste processo é o entendimento pelo receptor, ele é soberano nesta relação.
3. Antes de terminar a comunicação, deve ser verificado o entendimento: Para certificar-se que o receptor de fato entendeu a mensagem na integra o emissor deve perguntar o que ele entendeu ou para repetir partes mais relevantes da mensagem, isso garante que não houve ruídos e distorções de entendimento.
4. Não usar termos ou linguagens desconhecidos pelo receptor: Como o importante é o entendimento da mensagem, o emissor deve evitar o uso de gírias, expressões regionais, termos “americanizados”, assim como o uso da linguagem deve ser adequado ao publico alvo.
5. A forma como você se comunica se torna uma marca registrada: Como falamos, a comunicação é um importante atributo do líder, assim, ele será conhecido pela eficácia de suas comunicações, na verdade somos exatamente aquilo que transmitimos através de nossa comunicação no meio em que atuamos. Dentro de uma organização e na vida cotidiana os meios e os mecanismos utilizados pelas pessoas para se comunicarem as tornam únicas, ou seja, sua marca registrada.
Comunicar-se é ir ao encontro, é desprezar os julgamentos precipitados, dando chances para a troca de forma bilateral (via de mão dupla), propiciar um clima de confiança e bem-estar, utilizando a empatia na busca do processo de sinergia tão importante na organização e na condução de pessoas. Lembre-se de que a comunicação é ferramenta essencial do líder. Os excessos de intermediários, a escolha inadequada do local, preconceitos ou mesmo o uso do status como forma inibidora, tornam ineficaz qualquer método ou tentativa de estabelecer confiança e construção conjunta de conhecimento.
Comunicar-se bem é um exercício diário. Praticando-o, os resultados serão imediatos. Todos nós, líderes, devemos ter em mente que o sucesso de uma empresa seja ela grande, média ou pequena está na motivação gerada pela boa comunicação. Ter esta consciência é, sem dúvida, o diferencial do bom líder, daquele que faz o resultado acontecer de forma construtiva, transmitindo segurança e permitindo através de seus atos e palavras, reflexões para um esforço inteligente de todos.
Mude sua forma de comunicar, mude seu mundo e estabeleça sua marca pessoal, pautada na liderança amplamente reconhecida através de um processo de comunicação efetiva e bilateral.
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