quinta-feira, 5 de julho de 2012

Planejamento Estratégico Pessoal (PEP.C&P)

A estratégia faz parte do bojo da administração há muito anos, Sun Tzu entre 400 e 320 a .C na China escreveu o livro “A arte da guerra”, considerado o “pai” da estratégia seu livro ainda hoje é utilizado para trabalhos acadêmicos e já lido por executivos do mundo inteiro.

Planejamento Estratégico Pessoal é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos, seleção de ações e sua execução, levando em conta as condições internas e externas à pessoa, assim como, sua evolução esperada, são estabelecidas premissas básicas que a pessoa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentabilidade.

Pensando em potencializar o ser humano nas dimensões Vida Pessoal e Carreira, desenvolvi uma ferramenta simples, objetiva e efetiva para realizar o planejamento e desenvolvimento. Utiliza a metodologia do planejamento estratégico adicionando uma auto-avaliação nas 7 competências criticas para o sucesso com possibilidade de inclusão de PA (plano de ação).


A ferramenta PEP.C&P (Planejamento Estratégico Pessoal: Carreira & Vida Pessoal) possibilita à formulação de objetivos e metas para a seleção de planos de ação, levando em consideração as condições internas e externas à pessoa, assim como, sua evolução esperada, a ferramenta foi desenvolvida em excel o que permite a geração automática de gráficos para acompanhamento da performance.



O PEP.C&P - Planejamento Estratégico Pessoal: Carreira & Vida Pessoal é dividido em 7 etapas simples, em uma única pagina.

1ª Etapa: IDENTIFICAÇÃO INICIAL - Nesta etapa deve ser descrito os dados do dono do planejamento estratégico, contém campos para descrever o nome, formação, profissão e espaço para inclusão de foto.

2ª Etapa: MINHA MISÃO - É a finalidade da existência, ou seja aquilo que define o significado a essa existência. Liga-se diretamente aos seus objetivos principais, e aos motivos pelos quais você vive (sua razão de ser). A missão é algo perene e sustentável.

2ª Etapa: MINHA VISÃO - É aquilo que se espera ser ou alcançar (realizar objetivamente) em um determinado tempo e espaço, normalmente é um prazo longo (pelo menos 5 anos). A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa.

4ª Etapa: MEUS VALORES - Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que são a base para seus atos e motivações. O Valores podem ser natos ou adquiridos, porém inegociáveis.

5ª Etapa: ANALISE DO SWOT EM MINHA VIDA - Trata-se de uma ferramenta para tomada de decisão e formulação de estratégia. A Matriz do SWOT usa uma planilha para coletar informações de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo à pessoa.

Descrição da Matriz do SWOT
6ª Etapa: AUTO-AVALIAÇÃO NAS 7 COMPETÊNCIAS CRITICAS PARA O SUCESSO - Ao mesmo tempo em que o profissional necessita possuir diversas capacidades e possuir uma visão holística é requerido também competências (Conhecimento, Habilidades e Atitudes). Para traçar um plano de ação consistente é necessário que seja realizada uma auto avaliação sincera nas 7 competências criticas para o sucesso. Lembre-se a ideia é reconhecer os pontos com oportunidade de melhoria e traçar um plano de ação efetivo. Conheça mais sobre estas competências acessando o aqui.

7ª Etapa: MEUS OBJETIVOS E METAS - A meta é um posicionando desejável no futuro, se esforçado para implementar as condições (ações). Meta não é a mesma coisa que objetivo e vice-versa, a meta é um objetivo traduzido em termos quantitativos (valor e prazo). Exemplo de objetivo: Comprar a casa própria. Exemplo de meta: Comprar uma casa de R$ 150.000,00 até Jan/2013.

Quesitos para elaboração de Metas
M – Mensurável expressa em numero ou em ações palpáveis.
E – Específica traduzir o que se quer de fato).
T – Tempo deve ser definido um horizonte de tempo para atingimento.
A – Alcançável o atingimento deve estar dentro das possibilidades.
S – Significado Pessoal dever está em linha com sua visão, missão e valores.

Baixe aqui o arquivo em Excel e faça o planejamento de sua vida.

"As escolhas e as mudanças são partes integrantes dos seres humanos" (Fabio Arruda)

Muito sucesso!

21 comentários:

  1. Muito bom, vou começar a prenche-la hoje.
    Quero o resultado positivo de forma organizada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Artigo com conteúdo muito bom e bem estruturado.
    Parabéns.
    Adriano Pontes

    ResponderExcluir
  3. Prezado Fábio
    Excelente material!
    Certamente ajudara muito a todos que se interessam pelo assunto.
    Peço que observe em: Orçamento Financeiro Domestico - Simplificado a formula de soma a partir de julho...
    Atenciosamente,
    Távora

    ResponderExcluir
  4. Muito boa e nos ajuda na análise de nossos próprios objetivos profissionais.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns Fabio. Muito bom o conteúdo e a precisão nas buscas e/ou resultados.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Faço coro aos comentários!
    Está sendo ótimo e oportuno.
    Muito obrigado pela sua colaboração compartilhando tanto conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Fabio, excelente artigo, parabéns! Só não estou conseguindo baixar a planilha em excel, se puder me enviar: pesquisador98@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fabio,
    Para ter acesso as ferramentas é necessário me cadastrar?
    Ricardo

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Fábio pelo ótimo material e obrigado por disponibilizar!

    ResponderExcluir
  10. Fábio Arruda, parabéns pelo excelente trabalho. Obrigado por sua generosidade em compartilhar seu conhecimento conosco.

    Deus o abençoe.

    Abs.,

    Sílvia Sampaio

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela iniciativa. Muito obrigado. Excelente material.

    ResponderExcluir
  12. Fabio, estou preenchendo a planilha e adorando, está me dando motivação para seguir em frente e planejar meu futuro. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, serviu de base para o meu projeto da faculdade.

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde.
    Me chamo Brenda e este foi um projeto de desenvolvimento pessoal que a faculdade nos deu para colocar nossa vida no papel, analisar e empreende-la.
    Adorei a experiência de fazer esse planejamento pessoal, acredito que a menos que não valha nada as pessoas acabam deixando para depois e nunca fazem, como no caso da faculdade, mas eu tive a maravilhosa experiência de conhecer esse método de organização pessoal.

    Dá um pouco de trabalho e é difícil muitas vezes colocar o dedo nas nossas feridas, mas é necessário, pois temos que fazer o nosso melhor nessa jornada e tirar o máximo dela, exigindo que saiamos da zona de conforto.


    Obrigada pelo ótimo projeto!

    Abraços,
    Brenda.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,será que alguém poderia me ajudar como preencher o ícone oportunidades no gráfico?

    ResponderExcluir