domingo, 29 de julho de 2012

Recebendo feedback por uma perspectiva positiva


Na administração e gestão de pessoas o feedback é um processo que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou retorno de ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados. A palavra “Feedback” literalmente quer dizer “realimentar” ou “dar retorno”.


No processo de desenvolvimento da competência interpessoal o feedback é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Processualmente, é oriundo de uma avaliação de monitoria.

É uma importante ação administrativa que facilita a consolidação das ações e seus resultados; ou seja, garante retorno como desencadeador das ações sobre os seus resultados, projetando carreiras e melhorando performance.

Se o feedback é reconhecidamente bom pela grande maioria dos profissionais porque ele é tão pouco utilizado?

As respostas quando colhidas são as mais variadas, desde:
- O meu chefe não sabe dar um “bom” feedback;
- O que ele acha que esta dizendo?;
- Tudo o que ele disse não aproveitei nem 1%;
- Ele nunca presta atenção em mim e agora quer me cobrar algo;
- Aquele FDP do meu chefe só fala e nunca quer escutar;
- Não concordo com o que meu chefe fala, não me vejo assim.

As respostas são as mais variadas possíveis, mas será que queremos mesmo receber feedback? Será que estamos prontos para escutar o que outras pessoas pensam de nós? Será que queremos mesmo mudar?

O feedback deve ser recebido como um presente “super, hiper, ultra, mega, power” especial. Este momento deve ser transformado em uma oportunidade de conhecer qual é o impacto das suas atitudes perante outros e desta forma melhorar ou aperfeiçoar sua performance.

Demonstre interesse em que o fornecedor do feedback esta comentando e se achar interessante pergunte mais algumas coisas, quanto mais informações você tiver, mais fácil será o passo seguinte ao feedback, que é listar seus pontos fortes e fracos, suas necessidades de melhoria e oportunidades de crescimento.




Analise a figura ao lado que ilustra  como deve ser o processo de feedback. As etapas são estruturadas para proporcionar efetividade na interação tanto para o fornecedor quanto para o receptor do feedback, assim como a sua evolução esperada na escala.





Após receber o feedback o receptor tem duas opções e uma escolha deve tomada:

1ª - Não mudar com o feedback e ficar na defensiva: “Ele não sabe de nada!, o que ele falou não é para mim!, não me vejo assim!, não vou mudar!”. Optando por esta opção implica em também não mudar a forma pela a qual as pessoas te vêm e a tendência é piorar ou manter o mesmo resultado.

2ª - Mudar ou procurar o a intenção positiva do feedback: “O que tenho feito para que as pessoas me perceberem assim?, o que posso fazer para mudar esta visão?, de fato tenho sido assim?, preciso mudar!, quero evoluir!, quero ser visto diferente!”, vou mudar!”. Adotando esta opção de fato existe evolução e também mudará a forma pela qual as pessoas tem veem, conseguintemente evoluirá e terá resultados melhores e mais conscientes.

Por pior preparado ou mal intencionado que esteja o interlocutor do feedback, recomendo sempre ter em mente que todo feedback pode se transformar em algo muito positivo. Quem torna um feedback construtivo somos nós mesmos. Pense e interprete o que está sendo criticado, falado ou cobrado de uma forma a identificar pontos de melhoria. Uma vez identificados, planeje como tratar de demonstrar esforços para uma efetiva conquista de superar esta deficiência ou potencial mal explorado.

“Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra!”
                                   (Mark Twain, escritor e humorista Americano, 1835 -1910)

6 comentários:

  1. Fábio, gostei do seu post. Meus parabéns.

    Eu trabalho com gestão de comportamento. VocÊ me autoriza a repdouzí-lo no meu blog www.comportamentoseguro.com.br ?

    Convido-o a conhecer o site de nossa empresa www.mmseg.com.br

    Vamos agendar uma conversa pelo skype?

    Abraço

    Carlos Massera

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  2. Carlos obrigado pelo feedback, este trabalho esta sim autorizado para reprodução no seu blog. Vamos manter contato, segue meu e-mail fabio.arruda.mg@hotmail.com

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  3. Excelente material Fabio, mas gostaria apenas de complementar com algumas sugestões pessoais se voce me permitir:
    -Tão importante quanto um feedback, é saber dar o feedback, para que o outro não se sinta agredido, até porque existem muitas pessoas que não estão preparadas para recebê-lo. Antes disso é necessário sentar com o colaborador e explicar qual é o objetivo do feedback.

    Existem palavras que no meu entender deveriam ser banidas do meio empresarial, que são Feedback negativo e critica construtiva. Essas palavras deveriam ser substituidas por "sugestões de melhoria".

    Critica construtiva é o mesmo é o mesmo que "ladrão honesto" é um antônimo.

    Abraços e parabens pelo material.

    Normando ALves

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    1. Grande verdade Normando o foco sempre tem que ser no positivo e estas palavras remetem ao negativo, o que inconscientemente geram resistência no processo de feedback.

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  4. Muito bom trabalho, sempre é bom converter em metodologia aquilo que pode nos fazer melhores.
    Entre tanto, sou um crítico incorrigível do "engessamento das pessoas".
    Da mesma forma que deve haver uma metologia para aprender a receber e enviar feed back's, também deve ser estimulada a espontaneidade, a liberdade de opinar sem reservas, a liberdade de agir e a preservação do caráter natural das pessoas, do contrario corre se o risco de ter funcionários apáticos e demasiados cuidadosos de saber se estão "agradando ou não" a espera de um "bom feed back". Entregar um "retorno" da situação de uma obra, de algo físico ou de um trabalho é diferente de dar um "retorno" comportamental.
    Fabio, gostaria de receber a tua opinião a este respeito.

    Obrigado pelo material, muito bom.

    Orlando

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  5. Orlando concordo com vc que o diálogo aberto deve ser instimualdo em todos os níveis da organização, pois através da troca de experiência que existe a geração de conhecimento.

    Neste contexto o feedback tem um único objetivo, que é conduzir as pessoas de seu estado atual em uma rota de desenvolvimento em direção aos seus objetivos (pessoais ou profissionais).

    Um forte abraço,

    Fábio Arruda

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