A motivação humana tem sido um dos
temas mais estudados e debatidos nas práticas organizacionais. Ela é o efeito
de gerar coisas, motivos, sentidos ou razões para fazer com que o ser humano
seja mais feliz em suas relações. É o mecanismo que estimula, caracteriza e
antecipa fatos. Um conjunto de motivos gera um conjunto de ações (motivo + ação
= motivação). A palavra motivação vem do latim movere, que significa “mover”.
Segundo o dicionário Aurélio a motivação é conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.
As Teorias da Motivação foram desenvolvidas a partir da segunda metade
do século XX, e estão em constante pesquisa. Muitos estudiosos caracterizam
estas teorias como do estudo da “Satisfação”, pois visam medir o índice de
motivação das pessoas, baseadas em suas necessidades, aspirações e desejos.
“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente” (Zig Ziglar)
“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente” (Zig Ziglar)
A maioria dos profissionais vivem
naquela corrida maluca, correndo de um lado para outro, tentando realizar
tarefas que nunca tem fim, sem saber exatamente o que fazer para manter a
motivação, mas todos sabemos que a motivação é fundamental, não só no trabalho,
mas também na vida de uma forma geral, sem ela nada acontece.
A desmotivação ou ausência de motivação
pode acontecer por diversos fatores, desde aspectos internos como por exemplo a
falta de entusiasmo, atitude, interesses e habilidades ou externo que dizem
respeito as necessidades humanas, a falta de reconhecimento por exemplo.
Sabemos que o ambiente organizacional e gestão de uma forma mais ampla são
fortes contribuidores para desmotivação. Veja abaixo algumas destas causas.
Causas da
desmotivação
- Funções desalinhadas com os propósitos organizacionais (visão, missão e
valores);
- Falta de feedback franco;
- Falta de oportunidade de crescimento;
- Falta de critérios para promoção;
- Ambiente de trabalho sem desafio;
- Insistência de avaliação individual;
- Infraestrutura inadequada;
- Equipamentos, ferramentas e
métodos de trabalho defasados;
- Falta de reconhecimento;
- Falta de espaço para inovação;
- Clima de trabalho ruim;
- Falta de dialogo entre líder x liderado;
- Falta de liderança.
Não tenho duvidas que as empresas
que conseguirem engajar seus colaboradores e envolvê-los nos objetivos da
organização estarão melhor posicionadas, com colaboradores motivados e
trabalhando consequentemente a retenção de talentos.
Desenvolvemos aqui 15 passos
práticos, para certificar que estrutura, estratégia, processos e cultura
estejam posicionados de forma a entregar a melhor performance para motivar
colaboradores.
15 alavancadores da motivação no trabalho
- Contribuição Individual
Explicita - Crie uma estrutura
organizacional que seja clara, efetiva e na qual todos entendam seu papel
e sua contribuição para o sucesso da empresa, a contribuição e importância
de cada colaborador deve ficar clara em todos os níveis da empresa;
- Transparência na Relação - Articule e seja honesto com relação aos acordos de
trabalho, a sinceridade é a chave para atrair, reter e engajar talentos;
- Remuneração Competitiva
– Mantenha uma politica de remuneração alinhada com as prioridades do
negócios, tendências de mercado e focada na meritocracia;
- Revise
a supervisão da performance, para assegurar que ela reflita de forma
correta a nova realidade corporativa e que seja motivadora para seus
talentos-chave;
- Decisões Assertivas - Certifique-se de que possua excelentes e confiáveis
fontes de informação, baseie decisões em fatos e na análise racional e
nunca na emoção ou pelo lado pessoal;
- Relacionamento Interpessoal – O clima de trabalho é importante para que o
empregado se sinta parte da equipe, no trabalho passamos a maior parte de
nossas horas uteis, imagine permanecer por todo este tempo em um local com
pessoas desagradáveis as quais você não gosta;
- Espaço para inovação - Crie canais para sugestões e inovação, isso além de
colher excelentes frutos para melhorias de resultados produtivos e
operacionais da empresa, valoriza as ideias e fazem com que as pessoas se
engajem na empresa;
- Estimule o Trabalho em Equipe - Os processos da empresa devem ser desenhados para que os problemas sejam resolvidos a partir do esforço coletivo, isso além de ser importante para empresa, pelo fato do trabalho em equipe ser mais sofisticado que o individual, possibilita por outro lado, exercer as habilidades relacionais gera assim maior identidade do colaborador com a empresa. Nós seres humanos somos seres relacionais (necessidade de se relacionar), lembrem do filme “O Naufrago”?;
- Avaliação de Performance e
Competências – Todos os colaboradores devem
ser avaliados periodicamente em critérios claros e em itens que estejam
dentro da área de abrangência ação de cada colaborador.
- Cultura de Feedback - O feedback é um poderoso instrumento para melhoria da
performance e resultados, implantar uma cultura de feedback franco é vital
para o sucesso e desenvolvimento das pessoas;
- Proporcione Oportunidades – Desenvolva e invista em colaboradores que podem
futuramente ocupar cargos críticos e agregar à empresa, proporcionando
oportunidades reais de carreira e ambiente de trabalho desafiador;
- Talentos Identificados - Identifique os talentos que possui para reter
aqueles que irão agregar mais ao negócio no longo prazo;
- Premiar os Melhores - Certifique-se de que está premiando quem apresenta
performance excepcional, e não quem está dentro da normalidade ou mais
próximos dos gestores, as promoções salariais devem ter relação com a
avaliação de performance;
- Liderança Efetiva - Mantenha sua liderança visível e a comunicação
aberta. Deixe os colaboradores saberem para aonde o negócio está indo, o
que precisam fazer, desenvolva equipes, monitore resultadas e prime sempre
pelo que é correto e ético.
- Monitoramento – Realizar uma pesquisa de clima organizacional
periodicamente é muito importante para identificar para que lado a empresa
esta indo, se os processos estão alinhados com o planejamento inicial e
para aferir a percepção dos colaboradores acerca da empresa e da gestão.
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