segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Gráfico de Gantt: Aprenda a usar e baixe modelo grátis

Este é mais um artigo da série “Ferramentas de Gestão”, hoje vamos abordar o Gráfico de Gantt que é um tipo de gráfico de barras para gerenciamento de projetos. O Gráfico de Gantt ou  Diagrama de Gantt é uma ferramenta que permite a visualização do progresso de projetos. É, basicamente, uma ferramenta de acompanhamento, bastante visual, cujo objetivo é deixar a informação o mais transparente possível. 


Usar o gráfico de Gantt pode ajudar a ajustar o cronograma de qualquer projeto e ajuda em muitas tarefas gerais de planejamento, tais como: gestão de tempo, organização, análise das etapas, comparativo de tempos de execução das atividades e auxilio no mapeamento do caminho critico do projeto. Dessa forma, a utilização da ferramenta permite que todos os interessados possam verificar o andamento das atividades. É muito útil para o Gerenciamento de Projetos onde existem muitos envolvidos.

Como surgiu o Gráfico de Gantt?
Criado em 1918 por Henry Gantt, engenheiro industrial norte-americano, Gantt desenvolveu ferramentas de auxílio ao planejamento por isso é considerado por muitos o pai do planejamento e do controle. o gráfico de Gantt, também conhecido como Cronograma de Barras, é uma das ferramentas mais difundidas mundialmente na área de merecimento de projetos. Hoje o Gráfico de Gantt espanta por sua simplicidade, mas no momento em que foi inventado, representou um enorme passo para o avanço da administração da produção.

Benefícios do Gráfico Gantt
- Todas as tarefas se expressam graficamente em um diagrama de fácil compreensão, extrema simplicidade e baixo custo;
- Poderá comprovar o progresso geral do sistema de tarefas em qualquer momento do tempo. Isto é, proporciona uma visão geral do andamento dos trabalhos em função da situação de cada atividade no momento da atualização do gráfico;
- Permite identificar as atividades com os recursos, de tal modo que se podem evitar períodos ociosos desnecessários;
- Indica o período durante o qual o recurso está disponível para o trabalho e a carga total de trabalho destinado a este recurso.

Baixe aqui o Gráfico de Gantt prontinho para ser usado 
Estamos disponibilizando para baixar gratuitamente um arquivo em planilha de excel com o Gráfico de Gantt pronto para ser usado ou customizado.



Para baixar o arquivo

3 comentários:

  1. Agradeço pela contribuição. Lucas Dely Tonelli Psicólogo e Artista Plástico

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, excelente ferramenta para utilizar em minhas atividades, só que estou tendo um pequeno problema com o cronograma, em momentos não abre nem por decreto, no demais, tem colaborado e muito na elaboração de alguns projetos e planejamento. Muito obrigado pela iniciativa!!! Analista em Recursos Humanos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa e sucesso...!!!

    ResponderExcluir