sábado, 11 de outubro de 2014

Gráfico de Build Up: Aprenda a usar esta ferramenta e baixe modelo grátis

Continuando com a serie “Ferramentas de Gestão”, hoje vamos apresentar mais um instrumento gerencial muito importante para fazer demonstrativos de perdas e ganhos, o gráfico Build Up. Este gráfico é comumente usado ​​em gestão de negócios para mostrar como um valor muda de um estado para outro através de uma série de alterações intermediárias. Por exemplo, você pode projetar o lucro ou o fluxo de caixa do próximo ano, começando com o valor deste ano, e que mostra os efeitos cima e para baixo de alteração dos custos, receitas e outros insumos.

Gráficos em cascata são frequentemente chamados de “demonstrativos intermediários” ou ainda de “pontes”, pois são gráficos que demostram resultados quem ligam as extremidades. O gráfico de Build Up podem ser realizados de duas formas: 

Cascateamento Intermediário de Perdas



Este gráfico apresenta os motivos das perdas escalonadas entre o planejado e o realizado, desta forma fica fácil observar a contribuição de cada perfil de perda dentro do resultado acumulado.
Cascateamento Intermediário de Ganhos




Este gráfico apresenta os motivos dos ganhos escalonados entre o planejado e o realizado, desta forma fica fácil observar a contribuição de cada perfil de ganho dentro do resultado acumulado.






Os gráficos que cascateiam os resultados tem sua aplicação principalmente em áreas financeiras, mas o gráfico de Build Up podem ser usados para demostrar resultados de produção, acompanhamento de planos de manutenção, investimentos em logística, acompanhamento de marcos em projeto e monitoramento de metas de qualquer outro segmento, pois são simples de utilizar e demostram de forma fácil os resultados intermediários, ou seja, o caminho percorrido entre o Planejado e o Realizado. 

Baixe aqui o Gráfico de Build Up prontinho para ser usado 
Estamos disponibilizando para baixar gratuitamente um arquivo em planilha de excel com o Gráfico de Build Up com duas guias (1ª guia Perdas e 2ª guia Ganhos) pronto para ser usado ou customizado.



Para baixar o arquivo

Um comentário: