No inicio da década de 70 nosso país passava por um período de muita
fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores, o número de acidentes de
trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de
prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do
país caso o quadro continuasse. Neste contexto o Brasil foi o primeiro país a
ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com
mais de 100 funcionários.
Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então
ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que
regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e
atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia
nacional de prevenção de acidentes de trabalho.
O que são acidentes de trabalho?
De acordo com o
Decreto-Lei nº 99/2003, artigos 281 a 301, é acidente de trabalho o sinistro,
entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que
se verifique no local e no tempo de trabalho. É aquele que ocorre durante o
serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando
lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou
redução da capacidade para o trabalho.
Quais são as causas habituais dos acidentes de
trabalho?
Condições inseguras, comportamento de risco, causas
fortuitas ou ainda a combinação destas. Também, podem contribuir para o surgimento de acidentes
de trabalho: a ingestão de bebidas alcoólicas, consumo de drogas e fadiga
gerada pelo descanso insuficiente;
Como
prevenir acidentes do trabalho?
- Faça sempre a analise de risco antes de iniciar
qualquer tarefa;
- A liderança deve ser exemplo e estar a frente dos
processos de Saúde & Segurança no Trabalho;
- Os procedimentos de Saúde & Segurança no Trabalho devem ser sempre seguidos;
- As atividades devem ter planejamento previo e os recursos
devem ser alocados corretamente;
- Cultura do cuidado ativo genuíno: Cuide de você, Cuide dos
outros e Deixe ser cuidado;
- Utilize sempre os equipamentos de segurança
dimensionados para cada tipo de atividade;
- Realize seu exame periódico e mantenha seus
treinamentos em dia;
- Somente realize qualquer atividade se estiver treinamento e com as devidas autorizações;
- Na duvida, pare e pergunte!
Prevenir acidentes do trabalho é uma responsabilidade do Líder e deve ser um dos principais indicadores da empresa.
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