domingo, 24 de fevereiro de 2013

Líder seja ético, seus subordinados estão espelhando você

A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo estreitamento das relações de mercado e pelo impacto da Revolução Tecnológica e da Era da Informação. No que diz respeito as relações humanas no ambiente de trabalho é natural que cada organizacao construa suas próprias normas e principios voltadas para os seus interesses .

Neste contexto ética é indispensável a todo profissional, pois, na ação humana, o "fazer" e o "agir" estão integrados. O "fazer" diz respeito à competência, à eficiência e eficácia que todo profissional deve possuir para desempenhar bem a sua profissão. O "agir" refere-se à conduta deste profissional, ao conjunto de atitudes que deve este, assumir na execução de sua profissão.

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.


"Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício". (CHAUÍ, 1997).

O líder deve ser este “Agente Consciente” dentro da organização, sendo honesto em qualquer situação, nunca fazendo algo que não possa assumir em público, sendo humilde, tolerante e flexível. Agindo assim, será admirado pelos colaboradores e estará exercendo a verdadeira liderança pelo exemplo.
 
Então, se o líder é ético nas suas relações de trabalho e possui o caráter como característica. É provável que o mesmo deve acontecer dentro da organização, pois o desempenho do funcionário está intimamente relacionado com o caráter e a personalidade da gestão. O mesmo ocorre quando a liderança é descomprometida e não quer “nada com nada” de algum modo, grande parte dos funcionários também não se importam. A grande verdade é que o colaborador reflete a sua organização, e a organização reflete na vida pessoal do trabalhador.

Vídeo 01: Pai. Eu estou te observando 


 Vídeo 02: Exemplo


História: Pai e filhos no parque
Numa tarde de domingo, o pai e seus dois filhos chegam ao parque de diversões, e dirigem-se à bilheteria, onde o pai pergunta:
- Olá, boa tarde. Quanto custa a entrada?
- São R$20,00 para o senhor e para qualquer criança maior de seis anos. A entrada é grátis se eles tiverem seis anos ou menos. Quantos anos eles têm?
- O menor tem três anos e o maior sete anos – respondeu o pai.
O rapaz da bilheteria então comentou:
- Poxa, se tivesse me dito que o mais velho tinha seis anos, eu não notaria a diferença, e você poderia ter economizado R$ 20,00.
- O pai então respondeu: É verdade, talvez você não notasse a diferença, mas meus filhos saberiam que eu menti.

  Os dois vídeos e a história apresentada são muito interessantes e ilustram bem o tema, ambos apresentam a relação de influencia das atitudes dos pais nas ações e formação do caráter dos filhos. Acredito que o líder dentro da organização apresenta um nível similar de influencia para os seus subordinados e nas relação de trabalho.

Saiba identificar atitudes éticas no dia-a-dia corporativo e as vantagens que a ética proporciona nas relações de trabalho.

Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho: • Maior nível de produção na empresa;
• Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;
• Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:
• Educação e respeito entre os funcionários;
• Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho:
• Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;
• Respeito à hierarquia dentro da empresa;
• Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;
• Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;
• Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;
• Respeito às regras e normas da empresa.

Ética e Caráter não se ensinam, são vivenciados!

2 comentários:

  1. "Pessoas de caráter fazem a coisa certa não porque elas acham que isso irá mudar o mundo, mas porque elas se recusam a serem mudadas pelo mundo" (Michael Josephson).

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