domingo, 8 de setembro de 2013

9 de Setembro "Dia do Administrador" 48 anos de sucesso no Brasil




Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. Agora em 2013 completa 48 (quarenta e oito) anos de existência legal da profissão. 


Mas afinal, qual o conceito e qual a origem da Administração?
A administração ou gestão de empresas é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Aqui no Brasil isso ocorreu somente na segunda metade da década de 50, e a consequente necessidade de formação de administradores para tais empresas e empreendimentos que estavam em pleno crescimento. Assim a aplicação de métodos de ciências diversas para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.

Como ciência, a administração é um ramo das ciências humanas, ditas sociais aplicadas, a administração trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita sinergia entre pessoas, estrutura e recursos. Diferencia-se das ciências puras por possuir um caráter prático de aplicação nas organizações.

Além dos princípios específicos da ciência Administrativa, a técnica de administrar utiliza-se de diversos outros ramos do pensamento humano, tais como: Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística, a Psicologia, a Sociologia, a Informática, dentre outros diversos.

Existem várias definições para Administração e Administrar, mas a que mais aprecio é o conceito trabalhado por Maximiano, A. C. A. que diz: “Administrar é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”.

Neste contexto considera-se:
• Decisões: Planejamento, Organização, Execução, Direção e Controle;
• Objetivos: Resultados Esperados do Sistema, Missão, Visão e Objetivos Empresariais;
• Recursos: Informação, Conhecimento, Espaço, Dinheiro, Instalações e o mais importante e complexo que são as Pessoas.

Cronologia das principais teorias da administração
• 1903 Administração científica;
• 1916 Teoria clássica da administração;
• 1932 Teoria das relações humanas;
• 1940 Teoria da burocracia;
• 1947 Teoria estruturalista;
• 1951 Teoria dos sistemas;
• 1954 Teoria neoclássica da administração;
• 1957 Teoria comportamental na administração;
• 1962 Desenvolvimento organizacional;
• 1972 Teoria da contingência;
• 1990 Novas abordagens.

Como está a Administração Hoje?
A Administração é hoje a profissão que mais cresce no Brasil e no mundo, e temos muito o que comemorar nestes 48 anos de profissão. Várias ações de desenvolvimento tem sido promovidas para a difusão da Ciência da Administração, para valorização da profissão e na busca da defesa da sociedade.
O despertar para a necessidade de uma gestão profissional tornou a Administração o curso superior com o maior número de faculdades, hoje segundo estimativa do MEC, existe mais de 2.600 cursos de Administração no Brasil, com mais de 800 mil alunos matriculados. Por ano, são formados mais de 114 mil administradores. Não só a oferta de profissionais da área ao mercado aumentou, como também a demanda por eles.

Hoje também já observamos uma crescente preocupação por parte de empresários e dirigentes de organizações públicas e privadas com relação ao gerenciamento das iniciativas pelas quais são responsáveis.

No âmbito empresarial, ainda temos uma elevada taxa de mortalidade de empresas, segundo o IBGE, praticamente 50% das empresas fecham as portas após o terceiro ano de vida, a principal causa apontada para mortalidade das empresas é sempre a mesma: “falta de preparo de seus gestores”. Neste contexto de tantas dificuldades, a figura do administrador desponta como essencial para driblar os obstáculos impostos por esse ambiente hostil à atividade empresarial.

O Conselho Federal de Administração, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração), desenvolveu uma pesquisa em 2006 e reaplicou em 2001, para analisar a realidade da profissão no Brasil. Uma das questões foi dirigida aos empregadores e apresentou significativa mudança no modo de encarar o grau de importância do Administrador nas organizações. Conheça a questão e a evolução no reconhecimento do Administrador:

Qual a importância de um cargo gerencial ser ocupado por um administrador?
• Em 2006: 23% dos empregadores consideravam importante ter um cargo gerencial ocupado por um administrador.
• Em 2011: esse número saltou para 63% dos empregadores consideravam importante ter um cargo gerencial ocupado por um administrador.

Esses números refletem que a profissão do Administrador tem sido mais valorizada e esta evolução demonstra o amadurecimento dos empregadores brasileiros com a profissionalização da gestão como fator de sustentabilidade do negocio.

Tenho orgulho de ser Administrador, pois os Administradores são criativos e têm a chave para o sucesso. Tenha orgulho da sua profissão, o Administrador é um dos profissionais que alavancam o Brasil.

Baixe arquivos de Administração grátis
Administrador é de suma importância que você conheça os arquivos abaixo, quanto mais consciente for o Administrador mais forte será a Administração no Brasil. Clique nos links e abaixe os arquivos gratuitamente.

Código de Ética do Administrador
Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Administrador
Manual de RT (Responsabilidade Técnica) do Administrador
Lei 4.769 de 09/09/1965 - Regulamentação da Profissão do Administrador


Parabéns Administradores!
Segundo o CFA (Conselho Federal de Administração), hoje já somos mais de 330 mil profissionais registrados no Brasil. Vamos juntos rumo a mais 48 anos de sucesso e profissionalismo.

Adm. Fabio Arruda 
CRA/MA 4807 
adm.fabioarruda@outlook.com

Um comentário:

  1. Legais seus pontos, FÁBIO.
    Infelizmente a carreira de Administrador e a Administração em si (o Management) é algo muito negligenciado na cultura brasileira.
    As pessoas comumente confundem Empreendedor com Administrador. Ter um projeto, um plano de negócio próprio, uma ideia, não significa ser Administrador. Para se administrar é necessário formação e conhecimentos específicos da profissão. Infelizmente a legislação brasileira não exige CRA para cargos administrativos essenciais, tal qual faz com CREA, CRC, CRM, exame de OAB para outras carreiras.
    Passa despercebida a relação causa-efeito de não se ter Administradores capacitados com o insucesso de inúmeras empresas, sobretudo as PMEs.
    Quem sabe um dia o País se dê conta disso e mude as coisas.

    Abraço e $uce$$o! :)

    ResponderExcluir